Futebol

Santa Cruz já estabeleceu uma das melhores campanhas da história da Série D; entenda

Tricolor está num grupo exclusivo de times que somaram 19 pontos nas primeiras sete rodadas

Santa Cruz estabeleceu uma das melhores campanhas de um time no primeiro turno da fase de grupos da Série D - Evelyn Victoria/Santa Cruz

O Santa Cruz, ao terminar a sétima rodada com mais uma vitória - 3x1 contra o Ferroviário no último domingo (01) -, estabeleceu uma das melhores campanhas da história do primeiro turno da fase de grupos da Série D. Além do Tricolor, outras cinco campanhas chegaram aos 19 pontos com seis vitórias e um empate. 

A Série D é disputada em um formato de 64 times divididos em grupos de oito desde 2020. De lá para cá, nenhuma equipe da história conseguiu terminar as primeiras sete rodadas com 100% de aproveitamento. 

Por outro lado, seis times conseguiram chegar muito perto: o Gama em 2020; o Ferroviário em 2023; o Manauara e Treze em 2024; e agora o Santa Cruz e o ASA em 2025.  

Na atual edição, o time alagoano leva uma pequena vantagem momentânea: o ASA tem o saldo de gols melhor, 15 contra 10 do Santa. O ataque da equipe de Arapiraca é um pouco mais eficiente, 18 a 13 para eles. Os números defensivos são idênticos, três gols sofridos. 

Resultados 
Ainda assim, o bom início de disputa não é garantia de sucesso. Das quatro campanhas destacadas nos anos anteriores, apenas uma resultou na conquista do acesso: Ferroviário em 2023, que também foi campeão. 

Em 2020, ainda durante o segundo turno, o Gama arrefeceu a campanha e viu o rival Brasiliense ultrapassá-lo. Quando chegou ao mata-mata, eliminação logo na 2ª fase para o Goianésia (4x3 no agregado). 

No ano passado, Manauara e Treze mantiveram o ritmo e a liderança da chave, o time do Amazonas, inclusive, concluiu as 14 rodadas invicto. Contudo, não conseguiram chegar à semifinal. 

O Manauara foi eliminado nas oitavas de final pelo Retrô, com o placar agregado de 2x2 e uma derrota nos pênaltis por 4x1. Por outro lado, o Treze caiu na fase seguinte, 3x1 no placar geral para o Itabaiana, que conquistou o acesso. 

Sequência 
O Santa Cruz volta a campo neste domingo (08), às 17h30, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, para enfrentar o mesmo Ferroviário. O Tricolor não perder há quase três meses e vem de quatro vitórias consecutivas. 

Marcelo Cabo não tem jogadores entregues ao departamento médico e nenhum atleta está suspenso. O treinador poderá contar com o retorno dos volantes Gabriel Galhardo e Pedro Favela.