CARGUEIRO

Saiba quais empresas tiveram três mil carros abandonados em navio que pegou fogo no Oceano Pacífico

Tripulação foi evacuada com segurança após incêndio próximo ao Alasca

Navio cargueiro com 3 mil veículos sofre incêndio no Pacífico - reprodução

Um navio cargueiro abandonado no meio do Oceano Pacífico após pegar fogo nessa terça-feira (3) transportava veículos de diversas montadoras chinesas, segundo fontes familiarizadas com o assunto. O Morning Midas levava cerca de 3 mil carros de diferentes fabricantes — entre eles, Chery Automobile Co. e Great Wall Motor Co. — com destino ao México.

Ainda não está claro qual marca teve o veículo elétrico responsável pelo início do incêndio, de acordo com as fontes, que pediram anonimato por se tratar de informações preliminares.

O navio havia partido da cidade de Yantai, no leste da China, onde fica uma fábrica da joint venture entre a SAIC Motor Corp. e a GM, que produz o modelo Buick Envision. A mídia local informou que a empresa responsável pelo fretamento da embarcação seria a Anji Logistics, subsidiária da SAIC.

De acordo com a Zodiac Maritime, empresa gestora do navio, a fumaça começou a ser vista em um dos conveses na terça-feira. A carga incluía cerca de 800 veículos elétricos. A tripulação tentou conter as chamas, mas o fogo saiu de controle. Equipes de resgate e combate ao incêndio foram mobilizadas.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que o incêndio aconteceu a cerca de 300 milhas (aproximadamente 480 km) ao sul da Ilha de Adak, no Alasca. Os 22 tripulantes foram evacuados com segurança e transferidos para um navio mercante próximo.

Segundo uma das fontes, a Great Wall Motor tinha cerca de 140 veículos a bordo, mas nenhum deles era elétrico e tampouco estavam localizados no convés onde o fogo começou.

A Chery preferiu não comentar o caso. A Great Wall Motor não respondeu imediatamente aos pedidos de entrevista. Ligações e e-mails enviados à Anji Logistics também não foram atendidos.