Artes Visuais

Exposição interativa e roda de conversa apresentam processos criativos das oficinas do fEEEio Lab

Evento ocorre neste sábado (7), na Casa de Cursos do MEPE Museu do Estado de Pernambuco

Laboratório fEEEio Lab teve atividades de abril a junho - Raquel Campelo/Divulgação

O público tem a oportunidade de conhecer de perto, neste sábado (7), resultados da primeira edição do o fEEEio Lab - Laboratório de Estudo e Experimentação da Estética do Feio. Das 10h às 17h, uma exposição interativa ocupa o espaço da Casa de Cursos do MEPE – Museu do Estado de Pernambuco.

Em um ambiente de ateliê livre e coletivo, os visitantes poderão interagir com as experimentações expostas. A ideia é apresentar as práticas desenvolvidas ao longo do projeto.

O evento conta ainda com uma roda de conversa onde os participantes e idealizadoras do laboratório, a partir das 14h30. Logo em seguida, será realizada uma visita guiada pelas técnicas têxteis exploradas nos encontros, que ocorreram entre abril e junho deste ano.
 

Com atividades no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e no MEPE, o laboratório reuniu semanalmente 15 participantes, entre artesãos, estudantes, trabalhadores da indústria criativa e pesquisadores. A iniciativa propõe um exercício crítico sobre o que é considerado “bonito” ou “feio” em nossa cultura visual. 

A iniciativa se desdobrará, no segundo semestre de 2025, em um catálogo digital com fotos, textos e reflexões geradas nas vivências. O projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem o incentivo financeiro do Governo do Estado de Pernambuco. 

A designer Carolina Melo chefiou a equipe pedagógica, responsável pela condução das oficinas, que contou também com o apoio de Duda Galvão, Anantcha Lafaiete, Hannah Sá e Leidiane Rodrigues. A produção executiva e design é realizada por Hannah Sá e Raquel Pontes Campello, com monitoria de Heloísa Galvão.