Prefeitos brasileiros saem de Israel, chegam à Jordânia e vão embarcar de volta ao país
Os gestores viajaram ao território israelense para um evento de inovação em segurança pública
Os prefeitos brasileiros que estavam em Israel foram transferidos na manhã desta segunda-feira (16) para a Jordânia. A informação é da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo a entidade, a comitiva de representantes municipais está em deslocamento para um local onde embarcarão em um voo de retorno ao Brasil.
De acordo com o tesoureiro da confederação, Nélio Aguiar, integrante do grupo, a comitiva ultrapassou por ônibus a fronteira. Por questões de segurança, detalhes sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados previamente.
Em 8 de junho, uma comitiva de prefeitos, vices e secretários municipais viajou a Israel, a convite do país, para um evento de inovação em segurança pública. Durante a viagem, na noite de quinta-feira (12) teve início um conflito por mísseis entre Israel e Irã. Desde então, os gestores brasileiros foram obrigados a permanecer em bunkers.
Entre os representantes de cidades brasileiras, estão Álvaro Damião (União), prefeito de Belo Horizonte (MG); Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa (PB); Claudia Lira (Avante), vice-prefeita de Goiânia (GO); Johnny Maycon (PL), prefeito de Nova Friburgo (RJ); Nélio Aguiar, ex-prefeito de Santarém (PA) e tesoureiro da CNM; Welberth Rezende (Cidadania), prefeito de Macaé (RJ); e Vanderlei Pelizer (PL), vice-prefeito de Uberlândia (MG).
A ação de resgate às autoridades brasileiras foi intermediada pela CNM, pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Palácio do Planalto.