PREMIAÇÃO

Governo de Pernambuco premia jovens cientistas na 29ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

Premiação contemplou estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Facepe)

Cerimônia virtual de premiação aos jovens cientistas que participaram da 29ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe - Divulgação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), premiou na última sexta-feira (13) os estudantes bolsistas de iniciação científica que mais se destacaram na 29ª Jornada de Iniciação Científica. 

A cerimônia de encerramento, realizada de forma remota, foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Durante o evento, foi entregue o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, criado em 1997 e renomeado em 2014 em homenagem ao cientista pernambucano Ricardo Ferreira. 

A premiação contemplou estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Facepe), reconhecendo produções de excelência em diversas áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Engenharias; e Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

Cada área teve dois estudantes premiados. Além disso, foram concedidas menções honrosas a outros projetos que se destacaram pela qualidade científica. 

Os premiados receberão apoio financeiro na modalidade ACP (Auxílio à Participação em Congresso no País), cobrindo passagens, diárias e taxas de inscrição para que os estudantes possam apresentar seus trabalhos em eventos científicos nacionais.

A diretora científica da Facepe, professora Flávia Lucena Frédou, destacou que a iniciativa vai além do reconhecimento. 

“Ao apoiar os jovens para que apresentem seus trabalhos em eventos científicos, a Facepe reafirma seu papel de promotora da ciência de excelência e de oportunidades. Essa vivência amplia horizontes, gera conexões e prepara os estudantes para desafios mais complexos no campo da pesquisa”, afirmou.

A edição deste ano da jornada teve como tema “200 anos de Louis Braille: os primórdios da inclusão social”, em homenagem ao criador do sistema de leitura para pessoas cegas. 

Confira a relação dos bolsistas premiados e menções honrosas no site da Facepe.