Corpus Christi: fiéis lotam Igreja Matriz do Espinheiro para celebrar solenidade
Festa litúrigica também contou com procissão pelas ruas da Zona Norte do Recife
Presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, foi celebrada nesta quinta-feira (19), na Matriz do Espinheiro, na Zona Norte da capital pernambucana, a festividade de Corpus Christi, solenidade que rememora o sacramento da eucaristia.
O arcebispo reforçou sumariamente que a festa litúrgica, além de rememorar a instituição da eucaristia, é uma das grandes expressões de fé da igreja. O momento eucarístico é entendido como uma oportunidade de comunhão com Cristo e de valorização de todo o sacrifício na cruz.
“A solenidade de Corpus Christi nasce justamente desse desejo da Igreja em não só celebrar a Santa Missa, mas de também expressar publicamente sua fé na presença real de Jesus na eucaristia", iniciou.
Ensinamentos
O pastor da igreja ainda reforçou que é necessário compreender o compromisso com Jesus, devendo os fiéis seguir os ensinamentos e o exemplo de Cristo.
“A eucaristia não é nada mais é que nos alimentarmos de Jesus para que também nos tornemos pão da vida para os outros. Aprendamos a servir, amar, perdoar, quem comunga Jesus eucarístico, deve tornar-se pessoa eucarística e isso significa ser uma pessoa melhor, que tem empatia e solidariedade.
Catedral
Durante a celebração na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, no Espinheiro, Dom Paulo revelou que a Matriz do Espinheiro irá se tornar Concatedral da Aquidiocese de Olinda e Recife
"Essa igreja é linda e fruto de um congresso eucarístico em 1939. A partir de 1º de janeiro de 2026, essa Matriz se tornará Concatedral e aqui será a vida cotidiano do bispo, das celebrações dominicais e outras celebrações. Manteremos a sede em Olinda, mas a casa episcopal será aqui perto dessa paróquia", revelou Dom Paulo Jackson.
Corpus Christi
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa litúrgica foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV, em 1264.
No calendário da Igreja Católica, Corpus Christi é sempre celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo após Pentecostes. A festa é na quinta-feira, pois é o mesmo dia em que foi instituída a Eucaristia na Última Ceia.