Livro sobre amigos que se reuniam para jogar futebol será lançado n'O Pátio

'Chão Asa Branca - Causos, histórias e depoimentos' retrata convivência em granja em Camaragibe, de 1966 a 2010

Um dos times da granja Chão Asa Branca - Acervo Pessoal

O livro "Chão Asa Branca - Causos, histórias e depoimentos", sob coordenação e com edição e texto final de Ricardo Maranhão, a partir de textos de 13 articulistas, retrata a história de um grupo de amigos que se uniu desde 1966 para realizar peladas (jogo de futebol entre amadores em campo improvisado e sem uniforme). O lançamento acontece nesta terça-feira (19), a partir das 18h, no restaurante O Pátio, nas Graças, Zona Norte do Recife.

Por volta de 1972, eles decidiram comprar uma granja, em Camaragibe, às margens do Rio Capibaribe e em um trecho cercado por espécies da Mata Atlântica, para a realização das partidas. É justamente essa granja - também conhecida como "Granja dos Médicos", pela quantidade de profissionais da Medicina entre os frequentadores - e as relações de amizade em torno dela que dão o enfoque da obra, pois o geólogo decidiu tratar em três capítulos a história de seu surgimento e dos participantes do local.

Eram mais de 100 peladeiros, que realizaram os encontros futebolísticos no período de 1966 a 2010. O lançamento do livro será no restaurante O Pátio, nesta terça-feira (19), às 18h, seguida de sessão de autógrafos.

Leia também:
Jornalista lança livro com cem páginas em branco
Livro de autora pernambucana mostra o passo do frevo visto por dentro
Raimundo Carrero, Tico Santa Cruz e Xico Sá estarão na Fenelivro

O primeiro capítulo se debruça sobre causos dos jogadores, não necessariamente envolvendo a granja, porém com o intuito de trazer humor e a participação dos que integraram as peladas. Em seguida, a publicação relata o surgimento da granja, quem foram seus participantes, como eram estipuladas mensalidades, e o que era o espaço para os jogadores.

Integrantes de time da granja Chão Asa Branca - Crédito: Acervo Pessoal


Ricardo destacou que “era uma granja que além de ser um local para jogar futebol, era um espaço para se discutir politica, economia, assuntos ligados ao Brasil e a Pernambuco”, conta.

Leia também:
Flipo abraça outras linguagens além da literatura
José Luiz Passos é um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura
Literatura: David Goodis foge ao estereótipo noir


Ele reforça que o ambiente era importante para a socialização de nomes como Jorge Gomes, Manoelzinha (ex-jorgador do Sport, Náutico e da Seleção Pernambucana) e Oscar Coutinho, destaques pernambucanos nos campos da Política, no Futebol e na Medicina, respectivamente.

O terceiro capítulo da obra é uma coletânea de depoimentos sobre as diferentes perspectivas da granja, inclusive na visão dos filhos de participantes que tiveram sua infância no local. No lançamento, cada exemplar do livro custa R$ 50. Depois, será vendido em endereços como a Livraria Jaqueira.

Serviço:
Lançamento de Chão Asa Branca - Causos, histórias e depoimentos
Restaurante O Pátio (Avenida Rui Barbosa, 141, Praça do Entrocamento, Graças - atrás da antiga Livraria Modelo)
Nesta terça-feira (19), às 18h
Entrada franca. O livro custa R$ 50