igreja católica

Festa de Nossa Senhora do Carmo: confira a agenda de missas e programação cultural da 329ª edição

A festa deste ano contará com a celebração de mais de 100 missas na Basílica do Carmo e no Claustro do Convento, além de uma programação cultural diversificada nos 11 dias de celebração

Festa de Nossa Senhora do Carmo: confira a agenda de missas e programação cultural da 329ª edição - Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco

O reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, o Frei Cidmário Bezerra, anunciou, na manhã desta segunda-feira (30), a programação da 329ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo, que terá início no dia 6 de julho.

Com o tema “Mãe do Carmelo, portadora da Esperança e Salvação que é Cristo” e com o lema “Alegrai-vos na esperança, perseverai na tribulação e persiste na oração”, a festa desse ano contará com a celebração de mais de 100 missas na Basílica do Carmo e no Claustro do Convento, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.

Além disso, uma programação cultural diversificada está prevista para os 11 dias de celebração. Entre as atrações, estão nomes como Petrúcio Amorim, Padre João Carlos e Padre Damião Silva.

A expectativa é de, dentre os 11 dias de solenidades, a Festa do Carmo receba cerca de um milhão de fíéis. Para o frei Cidmário, a festa deste ano tem um caráter especial. 

"Estamos dentro de um ano jubilar, que o Santo Padre oferece para todos os cristãos católicos, do mundo inteiro. Alem disso, a nossa basílica está contemplada como um santuário de peregrinação. Então, para aqueles que vêm aqui, ela é um lugar, também, de indulgência, de encontro com Cristo e com Maria, a mãe da esperança", afirmou o reitor da basílica. 

Festa do Carmo
A programação começa, oficialmente, no domingo (6), às 8h, com a celebração da Missa Solene de abertura, presidida pelo Prior Provincial da Província Carmelitana Pernambucana, frei José Roberval Mendes Pereira. 

Na sequência, haverá o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Carmo.

Horários das missas
No domingo (6), as celebrações eucarísticas acontecerão exclusivamente na Basílica do Carmo, com quatro missas programadas para as 8h, 10h, 12h e 15h. 

Entre os dias 7 e 11 de julho, também na basílica, serão celebradas cinco missas diárias, às 7h, 9h, 10h, 12h e 15h.

Além disso, os fiéis poderão participar diariamente da Recitação do Santo Terço, às 11h, e da Hora Santa Eucarística, às 14h. As novenas acontecerão sempre às 18h. 

A partir do dia 12 de julho, as celebrações passam a ocorrer também no Claustro do Convento, nos seguintes horários: 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.

Na terça-feira, 15 de julho, Véspera Solene, as missas na basílica serão celebradas de hora em hora: às 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. 

Às 17h, ocorre a cerimônia de liturgia de coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo. Já às 18h, durante a Véspera Solene em honra à Santíssima Virgem do Maria do Monte Carmelo, será apresentado o novo manto da imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, que sairá em procissão no dia seguinte.

Programação cultural
Uma programação cultural diversificada está prevista para os 11 dias de celebração. As apresentações acontecem diariamente, a partir das 20h, no palco instalado no Pátio do Carmo, em frente à basílica. 

Entre as atrações, Petrúcio Amorim, Padre João Carlos, Padre Damião Silva, Banda Santropê, Carta de Baralho, Dudu do Acordeon, Forró Chicote, Los Cubanos, Forró Zé Amarok, DJ Roony, Armando Cavalcanti e Padre Neto Feitosa.

Atenção aos fiéis
Visando a acolher e dar suporte os fiéis, considerando que muitos permanecem na festa por longos períodos, o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit-PE), como já é tradição, estará presente em todos os dias da festa oferecerando serviços, através de alunos e professores, de atenção à saude e bem-estar dos devotos.

Os serviços oferecidos incluem: aferição de sinais vitais e primeiros socorros (enfermagem); serviços de bem-estar e beleza (estética); aferição de altura e peso, além de orientação nutricional, principalmente sobre hidratação (nutrição); e massagens (fisioterapia).  

"Nosso foco será, principalmente, na hidratação. Teremos um grande aglomerado de pessoas, e isso é bastante necessário. Sabemos que muitos fiéis ficam aqui por muito tempo, tem gente que vem desde o turno da manhã e fica até as missas da noite, mais de um dia, a semana toda. Por isso, é necessário esse acolhimento, durante esse processo", ressaltou Ivanacha Carneiro, coordenadora de suporte acadêmico da Unit.

Dia da Padroeira – 16 de julho
Na quarta-feira, 16 de julho, dia da Padroeira do Recife, serão celebradas 25 missas ao longo do dia. A primeira acontece às 4h, e a última, às 16h30, culminando com a Missa Solene Campal, presidida por dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife.

Procissão Luminosa
Após a Missa Campal, os fiéis seguirão em procissão luminosa com a venerável imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, percorrendo as principais avenidas do Centro do Recife. 

Confira o percurso: 
* Pátio do Carmo 
* Avenida Nossa Senhora do Carmo 
* Avenida Martins de Barros 
* Praça da República 
* Rua do Sol 
* Avenida Guararapes 
* Avenida Dantas Barreto 
* Pátio do Carmo.

Confissões
Durante o período da festa, as confissões serão realizadas exclusivamente na Igreja da Ordem Terceira do Carmo (localizada ao lado da Basílica), nos seguintes horários: das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

Ofertas e Doações
As ofertas e doações podem ser depositadas nos cofres da basílica, entregues diretamente ao reitor ou realizadas via Pix ou QR Code. O número para doações via Pix é: 81 99723-9140. Os códigos estão disponíveis em diversos pontos da basílica e anexos ao Claustro do Convento.

Trânsito e bloqueios
De acordo com o gestor de operações da CTTU, André Luiz, a principal mudança é que o retorno de veículos na região da Dantas Barreto, passando frontalmente à Basílica do Carmo, não mais ocorrerá no trecho da Dantas Barreto passando em frente à Basílica do Carmo.

"Todos os veículos oriundos, que fariam o seu retorno nessa região, para o terminal do Cais de Santa Rita ou para o subúrbio, deverão utilizar o trecho da Ruda do Imperador com a Rusa Nossa Senhora do Carmo", explica André.

Haverá um bloqueio principal na frente da Basílica, devido à montagem de um parque de diversões, e um novo bloqueio na rua do Imperador com Nossa Senhora do Carmo; para impedir que veículos se dirijam à Basílica, uma vez que não há como retornar.

"Veículos da área sul deverão acessar apenas pela rua do Imperador e seguir pelo Cais de Santa Rita", conclui o gestor.

Além disso, a CTTU lembra que os estacionamentos no trecho local da Dantas Barreto, anteriormente suprimidos, serão mantidos, e os usuários devem utilizar o cartão Zona Azul (válido de segunda a sexta e sábado até o meio-dia).

Confira a programação completa:

Domingo (6) – Abertura e 1° Dia do Novenário 

 

Segunda-feira (7)  – 2º Dia do Novenário 

Terça-feira (8) – 3º Dia do Novenário 

 

Quarta-feira (9) – 4º Dia do Novenário 

 

Quinta-feira (10) – 5º Dia do Novenário 

Sexta-feira (11) – 6º Dia do Novenário 

 

Sábado (12) – 7º Dia do Novenário 

 

Domingo (13)  – 8º Dia do Novenário 

 

Segunda-feira (14)  – 9º Dia do Novenário 

 

Terça-feira (15)/07 – Véspera solene

 

Quarta-feira (16) – Dia de Nossa Senhora do Carmo