Tempestade Flossie se transforma em furacão perto da costa do México
Ventos alcançam 120km/h; governo lançou alerta de tempestades que podem causar deslizamentos de terra e inundações
A tempestade tropical Flossie se transformou nesta segunda-feira em furacão perto da costa do Pacífico mexicano, onde se espera que provoque chuvas intensas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
O instituto meteorológico informou em seu boletim mais recente que Flossie está localizada a 280 quilômetros do porto de Manzanillo, no estado mexicano de Colima. Acrescentou que o furacão apresenta ventos máximos sustentados de 120km/h e avança a 17km/h.
Espera-se que Flossie se desloque paralelamente à costa do Pacífico até se afastar do território mexicano, motivo pelo qual são previstas chuvas nos estados de Michoacán, Guerrero, Colima e em algumas regiões de Jalisco e Oaxaca.
“As precipitações podem causar deslizamentos de terra, aumento no nível de rios e córregos, além de transbordamentos e inundações em áreas baixas dos estados mencionados”, afirmou a Comissão Nacional da Água (Conagua) em comunicado.
Embora não se preveja um impacto direto de Flossie, a presidente Claudia Sheinbaum pediu no domingo à população que “redobre os cuidados”, em mensagem publicada nas redes sociais.
Há 11 dias, o impacto do furacão Erick na costa do Pacífico causou a morte de duas pessoas.
O México sofre todos os anos com o impacto de ciclones, tanto na costa do Pacífico quanto na do Atlântico, normalmente entre maio e novembro.