Três fortes terremotos abalam Guatemala e causam danos menores
Equipes de resgate relataram rachaduras e fendas em algumas residências em Amatitlán e Antigua Guatemala
Três fortes tremores sacudiram grande parte de El Salvador e Guatemala nesta terça-feira (8), quando foram feitas evacuações de edifícios e ocorreram pequenos danos materiais. Não houve vítimas.
O primeiro tremor de magnitude 4,7 foi registrado às 15h11 locais (18h11 no horário de Brasília) e o segundo, de magnitude 5,6, ocorreu meia hora depois, ambos com epicentro na localidade de Amatitlán, cerca de 20 km ao sul da Cidade da Guatemala, e a 10 km de profundidade, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Pouco depois houve um terceiro sismo de magnitude 4,8, com epicentro em Alotegango, a cerca de 20 km de Amatitlán, próximo à colonial e turística Antigua Guatemala, de acordo com o USGS.
Dezenas de pessoas foram evacuadas dos edifícios da capital guatemalteca por precaução e os alarmes de alerta de terremoto foram ativados, observou um jornalista da AFP.
"Foi muito forte", disse à AFP uma funcionária de um edifício de escritórios na capital, ainda nervosa pelo tremor.
Equipes de resgate relataram rachaduras e fendas em algumas residências em Amatitlán e Antigua Guatemala, bem como a queda de rochas em algumas estradas.
Também foram registrados outros três sismos de menor magnitude, segundo o Instituto Nacional de Sismologia.
Os tremores de maior magnitude também foram levemente sentidos na capital de El Salvador, informou um jornalista da AFP.
O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, pediu para seus compatriotas manterem a calma. "Tome precauções, siga as instruções das autoridades e os protocolos", escreveu ele na sua conta no X.
A América Central costuma sofrer fenômenos desse tipo devido à convergência das placas tectônicas do Caribe e Cocos, bem como por falhas geológicas locais que geram tremores, na maioria das vezes imperceptíveis.