Celebração

Festa do Carmo: novo manto da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo é apresentado; veja

Momento aconteceu nesta terça-feira (15), na Basílica do Carmo, no Centro do Recife

Troca do manto da Nossa Senhora do Carmo - Rafael Melo/Folha de Pernambuco

O manto da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo foi apresentado durante a cerimônia das Vésperas Solenes. O momento aconteceu na noite desta terça-feira (15), na própria Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. 

A apresentação do manto da imagem da santa peregrina é um dos momentos mais aguardados pelos devotos de Nossa Senhora do Carmo.

Durante a cerimônia das Vésperas Solenes, o público pôde conhecer a vestimenta que irá revestir a imagem da Mãe do Carmelo, na missa campal com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e a procissão luminosa com a imagem da padroeira. 

A peça, confeccionada especialmente para a edição deste ano, é resultado de um projeto idealizado por André Phillipe Ralph, membro da Ordem Terceira do Carmo do Recife. A base do bordado foi produzida pela artesã Fátima Barbosa de Oliveira, devota de Nossa Senhora do Carmo, de Lagoa de Itaenga (PE).
 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

A ornamentação com pedrarias ficou a cargo de Fábio Ítalo, especialista em vestes litúrgicas, que também participou da confecção do manto em 2024.

Com mais de duas mil pérolas e cristais, o manto traz elementos florais — como rosas, lírios e orquídeas — escolhidos para compor uma estética harmoniosa. O andor que conduzirá a imagem também foi produzido exclusivamente para esta edição da festa.

O frade carmelita frei José Ricardo detalhou os elementos obtidos no manto e um pouco da história da tradição da troca da vestimenta. 

“Um manto belíssimo, recheado da cultura pernambucana, trazendo nele a renascença do povo pernambucano, como também ornatos feitos por mãos pernambucanas”, iniciou o frade. 

“Nesta celebração, nós trocamos, mais uma vez, o manto da Virgem Maria, a imagem que sai na procissão. Essa imagem que nos anos 1950 peregrinou todas as capitais do Brasil e que sai na procissão, aqui na Festa do Carmo do Recife”, explicou. 

O frade carmelita frei José Ricardo explicou e deu detalhes sobre a tradição da troca do manto de Nossa Senhora do Carmo | Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco