Bebês com microcefalia vão receber óculos especiais gratuitamente
Cerca de 60% das crianças com idade de seis meses a dois anos necessitam do uso de óculos de grau
Mais de 100 bebês com microcefalia diagnosticados com algum tipo de distúrbio visual vão receber óculos especiais de forma gratuita. Com o intuito de cuidar e alertar para a saúde da visão dessas crianças, no mês em que se comemora o Dia Mundial da Visão, o projeto “Reabilitação visual de recém-nascidos portadores de microcefalia” doará os objetos aos pequenos. A ação começa na próxima segunda-feira e vai até o dia 04, na Fundação Altino Ventura, das 8h às 16h. Ao todo, 200 bebês de famílias carentes do Estado passaram por exames oftalmológicos, 120 deles apresentaram algum problema visual, e vão receber as lentes corretivas doadas pelo Instituto Varilux da Visão, braço social da multinacional francesa Essilor.
Motivados a minimizar os problemas visuais dos bebês portadores de microcefalia, visto que os distúrbios visuais nessa fase podem afetar o desenvolvimento e, futuramente, o desempenho escolar, a ação, que é uma iniciativa da Fundação Altino Ventura (FAV), teve inicio em 2015 e é totalmente voltado para a população carente. Segundo a fundação 60% das crianças com idade de seis meses a dois anos necessitam do uso de óculos de grau.
De acordo com o Ministério da Saúde, Pernambuco é uma das regiões com o maior número de casos de microcefalia no país. Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que são mais de 380 diagnósticos positivos para a doença no Estado. Desde dezembro do ano passado, período em que houve um aumento de casos de bebês nascidos com má formação, muitas crianças foram encaminhadas para o Centro Especializado em Reabilitação - CER IV- da Fundação Altino Ventura e no local realizam, semanalmente, avaliações diagnósticas, feitas por oftalmologistas. A ação conta também com a participação da Avvistare Ótica, que doará as armações dos óculos, assim como a Miraflex, empresa responsável por fabricar as armações.