Filme do ''Quarteto Fantástico'' tem inspiração no arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer; entenda
Cenário principal da nova produção de franquia de sucesso se baseia nos traços modernistas do projeto da cidade de Brasília, segundo equipe
Novo filme da franquia cinematográfica de sucesso, "Quarteto Fantástico: primeiros passos" (2025), que chega aos cinemas nesta quinta-feira (24), tem uma declarada inspiração no brasileiro Oscar Niemeyer. Em entrevistas recentes, o diretor Matt Shakman afirmou que idealizou parte dos cenários da trama — protagonizada pelos atores Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach — ao estudar parte da obra do arquiteto reconhecido internacionalmente.
A história estrelada por um dos mais famosos grupos de heróis da Marvel é ambientada, desta vez, na Nova York da década de 1960. A equipe de criação se baseou no estilo modernista de Oscar Niemeyer para compor cenários como o fictício Edifício Baxter, famoso nos quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics. O projeto da cidade de Brasília e da sede da Organização das Nações Unidas, a ONU, em Nova York, serviram de principal impulso criativo.
"O design do Edifício Baxter, com sua estética retrofuturista, é fortemente inspirado pelo trabalho de Oscar Niemeyer e Eero Saarinen, um arquiteto americano”, contour o designer de produção Kasra Farahani, em entrevista ao site "Omelete". "O visual do filme foi moldado com base nesse estilo modernista, em pleno auge da corrida espacial", acrescentou o diretor, ao "Uol".
A nova empreitada de "Quarteto Fantástico" é" uma aventura divertida sobre uma família de super-heróis sustentada pela ótima química entre os atores Pedro Pascal e Vanessa Kirby", como define a crítica publicada pelo GLOBO, que aplaude a produção hollywoodiana.