tarifas

Ações da Embraer disparam no Brasil e nos Estados Unidos após aviões ficarem de fora de tarifaço

Republicano impôs tarifa de 50% contra o Brasil, mas manteve diversos produtos de fora

Hangar da Embraer - Divulgação/Embraer

As ações da Embraer entraram em leilão por volta das 15h35 desta quarta-feira (30), após devolverem rapidamente todas as perdas que exibiam desde a manhã, diante da notícia de que as aeronaves ficaram de fora da tarifa de 50% contra o Brasil imposta pelos Estados Unidos.

Antes de entrarem em leilão, as ações subiam 1,44%, a R$ 69,73. Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) da empresa — recibos de ações de empresas listadas em bolsas do exterior — avançavam 9,92%, a US$ 54,52.

O presidente americano Donald Trump assinou nesta tarde uma ordem executiva implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o total da tarifa para 50%. A informação foi divulgada por volta das 15h em um comunicado da Casa Branca.

A medida tem como objetivo “lidar com políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”, diz trecho do documento.

Entretanto, diversos produtos ficaram de fora do crivo do tarifaço do republicano, incluindo aeronaves civis e suas partes e componentes.