Tecnologia

Soluções tecnológicas do Recife chegam a outros municípios

Prefeitura firma acordos de cooperação com as prefeituras de Timon (MA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) para compartilhar ferramentas digitais de atendimento ao cidadão

Foto: Divulgação

Case da gestão municipal do Recife, as soluções tecnológicas desenvolvidas pela prefeitura estão ultrapassando as fronteiras da cidade. Na última terça-feira (30), a Prefeitura do Recife, através da Empresa Municipal de Informática (EMPREL), firmou dois Acordos de Cooperação Técnica para compartilhar ferramentas que aproximam a população dos serviços públicos com os municípios de Timon (MA) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

A ampliação foi oficializada durante o evento Smart Gov Brasília, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI). Entre as ferramentas que serão compartilhadas estão a Caderneta da Infância; Moeda Capiba, Atende Gestante e Fale com sua Equipe de Saúde. 

Para executar os sistemas nas cidades, as prefeituras receberão mentoria técnica do Recife e assumem responsabilidades pela implementação, manutenção e uso exclusivo das ferramentas em âmbito público.

Acordos
Além de Timon e Luís Eduardo Magalhães, o Recife já havia firmado acordos semelhantes com os municípios pernambucanos de Garanhuns e Petrolina. De acordo com o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, a iniciativa segue uma diretriz do prefeito João Campos de ampliar a troca de conhecimento e soluções entre municípios. 

“Nosso objetivo é desenvolver mutuamente melhorias na qualidade do atendimento ao cidadão, usando o que há de mais avançado em tecnologia”, explicou.

Para Bernardo, a troca beneficia todas as cidades envolvidas. “Municípios de médio e pequeno porte também vêm desenvolvendo novas tecnologias em que o Recife pode beber da água desses municípios. Como por exemplo, em Luís Eduardo Magalhães, eles criaram um sistema de zero clique para informar o desempenho escolar dos alunos aos pais, algo que poderemos copiar aqui no Recife”, afirmou.

Implementação

Normalmente, os municípios demonstram interesse em adotar o nome original dos sistemas, que já ganhou destaque em nível nacional, como o Conecta Recife, segundo o presidente. No momento, já existe o Conecta Além, em Luís Eduardo Magalhães, e está em andamento a implementação do Conecta Patos. Também teve início o processo para a criação do Conecta Timon, reforçando a identidade do programa em diferentes cidades.

A expectativa é de ampliação. O presidente destacou que já há um planejamento para expandir a parceria, com tratativas em andamento com a Prefeitura de Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas, além de futuras negociações com outros municípios que também deverão formalizar esse tipo de acordo com a Prefeitura do Recife.