cinema

Cinema São Luiz exibe sessão de filme que acompanha grupos de alunos em apresentações teatrais

O documentário "Oroboro" estreia no Recife neste sábado (9)

Cena de "Oroboro" - Claroescuro/ Divulgação

Filme “Oroboro” estreia no Cinema São Luiz,  no bairro da Boa Vista, neste sábado (9). O documentário dirigido pelo cineasta e artista visual mineiro Pablo Lobato mostra a força emancipatória da arte na adolescência.

Dois grupos de alunos do colégio situado em um vale entre Belo Horizonte e Nova Lima adaptaram para o teatro obras-primas da literatura e da música, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e A Flauta Mágica, de Mozart. O processo foi documentado em “Oroboro”, desde ensaios, apresentações, descobertas, além deregistrar também a rotina escolar dos jovens.

“Diante de uma sensível prática formativa, nesta fronteira entre metrópole e interior, entre expansão econômica e conservação ecológica, percebi um espelho da sociedade brasileira contemporânea. "Oroboro" é fruto destes paradoxos e revela algo que resiste, vindo desse vínculo essencial entre a arte e a formação humana”, explica o diretor Pablo Lobato.

Nos últimos meses, o longa foi exibido em cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

 

*Com informações da assessoria de imprensa