Trump segue trabalhando para organizar reunião entre Putin e Zelensky
Mas até agora Moscou tem evitado concretizar essa reunião
O presidente Donald Trump continua trabalhando para organizar uma reunião de paz entre os líderes da Rússia e da Ucrânia, assegurou nesta sexta-feira (29) a Casa Branca, depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu que Vladimir Putin pode estar "brincando" com o magnata republicano.
"O presidente Trump e sua equipe de segurança nacional continuam comprometidos com os funcionários da Rússia e da Ucrânia para realizar um encontro bilateral que ponha fim aos massacres e à guerra", declarou à AFP uma fonte da Casa Branca que pediu anonimato.
"Como muitos líderes mundiais declararam, esta guerra não teria começado se o presidente Trump estivesse no cargo. Não corresponde ao interesse nacional continuar debatendo esses temas publicamente", afirmou.
Mais cedo nesta sexta-feira, Macron expressou sua esperança de que possa haver uma reunião bilateral, mas advertiu que, se o chefe de Estado russo não se encontrar com Zelensky até segunda-feira, "isso significará que o presidente Putin terá jogado" com Trump.
Depois de se encontrar com Putin no Alasca no início do mês e de receber Zelensky e vários líderes europeus na Casa Branca na semana passada, Trump disse que está tentando organizar um encontro entre os líderes da Rússia e da Ucrânia.
Mas até agora Moscou tem evitado concretizar essa reunião.
Stephen Miller, vice-chefe de gabinete da Casa Branca, desprezou nesta sexta-feira a ideia de que Trump possa ser enganado por Putin.
"Que pergunta absurda", respondeu quando um repórter da AFP o questionou sobre os comentários de Macron.
"Nenhum presidente na história fez mais avanços na causa da paz", disse Miller. "Ele está trabalhando arduamente para acabar com os massacres, e isso é algo que todos no mundo deveriam celebrar."