Comemoração

Presidente do Paraguai decreta feriado nacional após classificação do país à Copa de 2026

Equipe garantiu retorno à Copa do Mundo no empate em 0 a 0 com o Equador

Jogadores do Paraguai comemoram classificação à Copa do Mundo após 16 anos - Daniel Duarte/AFP

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, decretou feriado no país nesta sexta-feira para comemorar a vaga da seleção masculina na Copa do Mundo de 2026. O time paraguaio confirmou a classificação na noite de quinta (4), na penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas do próximo Mundial, a ser disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/X49gxJpuOsI?si=d4ilnMcQPOz3uhDS" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>

O motivo do feriado é o fim do jejum do Paraguai em Copas. O time sul-americano não disputa um Mundial desde a Copa de 2010, na África do Sul. Foi o quarto Mundial consecutivo dos paraguaios, que, depois desta boa série, caíram de rendimento e não conseguiram mais brilhar nas Eliminatórias.

"Foram necessários 16 anos desde a nossa última qualificação... 16 anos sem ouvir o nosso hino num Mundial. Obrigado, Albirroja! Hoje, a Albirroja voltou. Voltou com alma, coração e toda a garra guaraní", disse o presidente do país, nas redes sociais.

"Este é um sonho realizado para todos os paraguaios e, por isso, AMANHÃ É FERIADO, para que todos os paraguaios possamos celebrar juntos! Voltamos à Copa do Mundo e todos nós comemoramos!", anunciou Santiago Peña.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="es" dir="ltr">Tuvieron que pasar 16 años de nuestra última clasificación…<br>16 años sin escuchar nuestro himno en un Mundial.<br><br>Gracias albirroja! Hoy la Albirroja volvió.<br>Volvió con alma, corazón y toda la garra guaraní. <br><br>¡Este es un sueño cumplido para todos los paraguayos y por eso MAÑANA ES… <a href="https://t.co/5sruC8Sz94">pic.twitter.com/5sruC8Sz94</a></p>&mdash; Santiago Peña (@SantiPenap) <a href="https://twitter.com/SantiPenap/status/1963776198443425987?ref_src=twsrc%5Etfw">September 5, 2025</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

A vaga foi garantida apesar do empate sem gols com o Equador, em casa, na noite de quinta. A classificação foi obtida com a ajuda da Argentina, que venceu a Venezuela por 3 a 0 e impediu que a equipe venezuelana seguisse sonhando com a vaga. Os paraguaios estão em sexto lugar e podem até ganhar posições na rodada final, na próxima terça-feira.