Ministro de Minas e Energia diz que governo vai discutir conclusão de Angra 3 em reunião
Silveira defende retomada de obras e já encaminhou voto favorável pela decisão em conselho
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta sexta-feira que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai tratar da retomada das obras da usina nuclear Angra 3 em reunião até o fim de setembro.
O Conselho é presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e serve como órgão de assessoramento à Presidência na formulação de políticas sobre o setor de energia. O colegiado é composto por diversos ministérios.
— A decisão do presidente do conselho, que sou, eu é cobrar que este assunto volte para pauta na próxima reunião. — afirmou Silveira para jornalistas após evento no Rio de Janeiro.
Silveira disse que ainda busca consenso entre os demais ministérios para marcar a data da próxima reunião, mas que vai acontecer nos próximos vinte dias. O encontro estava previsto para agosto, mas acabou desmarcado.
— Estamos aguardando a finalização da instrumentalização técnica dos processos que serão submetidos ao CNPE, que passa por 16 ministérios. Quanto mais consensuadas as matérias pelas áreas técnicas, mais facilidade tem o CNPE de aprovar — contou.
Na avaliação do ministro, é preciso replanejar o uso nuclear como um instrumento de defesa nacional, levando em consideração as instabilidades enfrentadas pelo mundo nos últimos anos.
— Eu disse, que incontestavelmente o mundo caminha para uma triste necessidade, mas é fato, de ter que desenvolver instrumentos de defesa.