ÁFRICA

Botsuana: elefante ataca barco com turistas no Delta do Okavango

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram as cenas do momento

Turista conseguiu escapar com ajuda do marido - Facebook Namushanawa Nyambe/Conservation National Parks/Reprodução

Um elefante de cerca de 6 toneladas atacou um grupo de turistas americanos e britânicos no Delta do Okavango, em Botsuana, no último sábado (27). 

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra as cenas do momento. É possível ver quando os guias levam os turistas para perto de uma elefante fêmea com dois filhotes, o que levou o macho do grupo a avançar pelas águas rasas e atacar.

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Os guias tentam remar de volta para fugir do macho, mas o animal conseguiu derrubar os turistas na água, infestada de crocodilos. 

O elefante parece ter desistido do ataque, mas outro vídeo mostra que ele retorna para atacar uma das turistas e atinge a vítima com a tromba por trás, erra as duas presas, mas a derruba dentro da água.

A mulher conseguiu emergir após alguns segundos e foi retirada da água com a ajuda do marido. 

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a mulher deve ter sobrevivido porque o elefante a perdeu de vista sob a água turva e não conseguiu pisoteá-la, desistindo da tentativa após cerca de 10 segundos.

Os turistas conseguiram retornar à margem sem ferimentos graves, mas perderam câmeras e celulares no incidente.

Um ex-guarda florestal sul-africano que analisou as imagens para o jornal britânico The Sun afirmou que o grupo sobreviveu por sorte. 

"Todos os quatro poderiam ter sido facilmente mortos por aquele touro furioso. Foi um erro de cálculo perigoso", disse, ao criticar a condução dos guias. Segundo ele, a proximidade excessiva foi o fator determinante para o ataque.