Copa Sul-Americana

Atlético-MG derrota Independiente del Valle e está na final da Sul-Americana

Galo enfrentará o vencedor do jogo entre Lanús e Universidad do Chile na decisão

Hulk foi um dos autores do gol da vitória do Galo - Gledston Tavares/AFP

O Atlético-MG garantiu vaga na final da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (28), ao derrotar o Independiente del Valle, por 3 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte. No primeiro confronto, no Equador, as equipes haviam empatado por 1 a 1.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr"> FIM DE JOGO: ATLÉTICO 3x1 INDEPENDIENTE DEL VALLE<br><br>COM UMA FESTA ABSURDA DA MASSA E ATUAÇÃO CONSISTENTE NA <a href="https://twitter.com/ArenaMRV?ref_src=twsrc%5Etfw">@ARENAMRV</a>, GALO VENCE E CARIMBA A VAGA NA FINAL DA COPA SUL-AMERICANA! <br><br>DIA 22 DE NOVEMBRO, NO PARAGUAI, VAMOS JUNTOS BATALHAR PELO NOSSO SONHO! <br><br> ARANA,… <a href="https://t.co/1WweiFPlUN">pic.twitter.com/1WweiFPlUN</a></p>&mdash; Atlético (@Atletico) <a href="https://twitter.com/Atletico/status/1983358897441124605?ref_src=twsrc%5Etfw">October 29, 2025</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Com o resultado, o Atlético-MG aguarda o vencedor de Lanús e Universidad do Chile, que empataram por 2 a 2 no primeiro duelo disputado em Santiago. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quinta na Argentina. A final da Sul-Americana está programada para 22 de novembro, em Assunção, no estádio Defensores del Chaco.

Com apoio intenso da torcida que lotou a MRV Arena, o Atlético partiu para o ataque desde o começo do jogo. Alternando jogadas pelos lados, o time do técnico Jorge Sampaoli não demorou para ameaçar a equipe equatoriana. Arana e Junior Alonso tiveram chance para abrir o placar com quatro minutos.

O Del Valle tentou 'travar' o jogo ao praticar muita 'cera', mas o Atlético não desanimou e passou a pressionar na saída de bola. Bernard, aos 17 minutos, recebeu belo passe de Dudu, mas chutou em cima da zaga.

Aos poucos o ritmo do Atlético diminuiu e o Del Valle passou a atuar mais no campo de ataque, mas sem levar perigo. A atitude equatoriana deixou espaços para o Atlético tocar a bola com mais facilidade. Bernard e Dudu foram rápidos na troca de bola e na armação de jogadas.

Aos 35 minutos saiu o primeiro gol, após grande pressão. Foram três finalizações, uma grande defesa de Villar e o gol Arana, que fez explodir a torcida atleticana.

O gol desestruturou o Del Valle. Em nova saída de bola errada dos equatorianos, Dudu roubou a bola no meio de campo, fez grande jogada e tocou com classe para Bernard, que só teve o trabalho de tocar por cima do goleiro Villar para ampliar a vantagem do time brasileiro.

O segundo tempo começou em alta velocidade e sem alteração nas equipes. Fausto Vera arriscou de longe para defesa de Villar, enquanto Arroyo obrigou Everson a fazer boa defesa. Tudo isso em dois minutos.

Um dos destaques da partida, Dudu continuou com muita disposição na etapa final, sempre criando boas jogadas. Aos 11, o atacante quase fez o terceiro em belo chute cruzado, após jogada individual.

Mas aos 18 minutos um 'balde de água fria' caiu em cima do time e da torcida do Atlético. Arroyo acertou forte chute de longe, Everson espalmou para dentro da área e Spinelli foi esperto e rápido para aproveitar o rebote e fazer o primeiro gol do Del Valle.

O jogo ficou dramático. O Del Valle ganhou confiança e foi para cima para tentar o empate. O Atlético recuou, mas foi beneficiado por mais um erro da zaga adversária. Aos 28 minutos, Alonso lançou e a bola acabou limpa para Hulk marcar o terceiro gol atleticano e quebrar um jejum de 15 jogos. Foi o 499º gol do atacante na carreira.

Após um período de apreensão, o clima da MRV Arena foi de euforia. Embalado, o Atlético se mostrou mais próximo do quarto gol do que o Del Valle do segundo. Mas a vitória ficou mesmo em 3 a 1.