Saiba quem é Augusto Lima, sócio de Daniel Vorcaro, preso na operação da Polícia Federal
Empresário foi criador de cartão consignado para servidores públicos na Bahia
Preso na operação da Polícia Federal Compliance Zero, o empresário baiano Augusto Lima, de 46 anos, era sócio de Daniel Vorcaro desde 2019 no Banco Master. Começou a vida profissional vendendo velas e abadás, mas entrou no setor financeiro em 2018, quando o governador Rui Costa decidiu privatizar a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), dona da rede de supermercados Cesta do Povo.
A parte financeira da operação acabou ficando com Lima, que então criou o CredCresta, um cartão de crédito consignado destinado para servidores públicos e empresas privadas. Foi esta operação que Lima levou ao Master quando se tornou sócio de Vorcaro. O CredCresta tornou-se um braço de negócios importante do banco.
Além de ter boa circulação entre politicos baianos, Lima também tem bom trânsito em Brasília. Em janeiro do ano passado, Lima se casou com Flávia Peres, ex-ministra do governo Bolsonaro, ex-deputada federal e ex-mulher do ex-governador do DF José Roberto Arruda. Ele e a mulher criaram a ONG Terra Firme, presidida por ela. A ONG tem como objetivo combater a pobreza e as desigualdades sociais.
Lima deixou a sociedade no Master este ano e asssumiu o controle do banco Voiter, que integrava o grupo. Mudou o nome do banco para Pleno e fez dois aportes de capital na instituição, que somam R$ 160 milhões.