Liverpool testa Man United no maior clássico inglês

Jogo terá o duelo do alemão Jürgen Klopp contra o português José Mourinho

Coutinho e Klopp - Paul Ellis/AFP

O Manchester United ainda não perdeu na Premier League e lidera o campeonato ao lado do rival City, mas para se confirmar na disputa pelo título precisa enfrentar um time do "Big Six": nada melhor do que o maior clássico inglês contra o Liverpool, neste sábado, pela oitava rodada.

Por outro lado, os Citizens do técnico espanhol Pep Guardiola esperam confirmar o favoritismo em casa contra o Stoke, que parece não ter se encontrado na defesa. Os Diabos Vermelhos iniciaram a temporada voando, com média de 3,2 gols por jogo somando partidas do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões.

No entanto, balançar a redes contra CSKA Moscou, West Ham, Swansea e Crystal Palace é diferente de encarar o Liverpool jogando fora de casa. Para tentar evitar qualquer crise, o técnico português José Mourinho transmitiu tranquilidade: "é só um jogo".

"São três pontos. Quando você está num grande clube, quando é um grande jogador ou técnico, todos os jogos são importantes. Se eu gosto de Anfield? Sim, e gosto de enfrentar o Liverpool. Gosto dos grandes estádios e dos grandes rivais, mas a preparação é a mesma", indicou o luso.

Para o Liverpool, o jogo chega em um momento ruim. O técnico alemão Jürgen Klopp vai montar o time sem Sadio Mané, machucado, e as estrelas brasileiras Philippe Coutinho e Roberto Firmino, cansados das viagens com a seleção.

Os Reds não fazem boa campanha até agora, prejudicados por uma defesa pouco consistente. No sábado, Klopp vai completar dois anos no comando do time, mas a imprensa questiona sua capacidade de recuperar os tempos de glória do Liverpool.

O Arsenal também não vive o melhor momento. Mas pouco a pouco, apesar da sombra dos times de Manchester e das possíveis saídas de Alexis Sánchez e Mesut Özil em janeiro, os comandados de Arsène Wenger estão melhorando. Invictos e consistentes em setembro, os Gunners vão encarar teste duro contra uma das surpresas do campeonato: o Watford.

Sem Mustafi e com Koscielny e Kolasinac em dúvida, a defesa londrina vai encarar o ataque dos "Hornets", liderado pelo brasileiro Richarlison, ex-Fluminense, que parece já ter se adaptado ao futebol inglês. O Chelsea, por outro lado, tem o rival perfeito para se recuperar da derrota para o City. Os Blues vão enfrentar o lanterna Crystal Palace, que ainda não fez pontos em sete rodadas.

Já o Tottenham quer se manter próximo dos líderes e vai encarar o Bournemouth (19º). Liderados por Harry Kane, autor de 15 gols nos últimos 10 jogos, os Spurs não iniciaram bem a temporada e estão a cinco pontos dos times de Manchester.