Negócios

Americanas e Magazine Luiza anunciam parceria de vendas entre as plataformas de comércio eletrônicos

Clientes de uma poderão comprar produtos que outra vende. Acordo vai começar com produtos de lojas físicas da Americanas

Magazine Luiza faz parceria com Americanas combinando um mix complementar e sinérgico de produtos - Reprodução/ Internet

A Americanas e o Magazine Luiza anunciaram hoje um acordo para combinar suas operações de vendas pela internet. A partir de hoje, além do seu site de comércio eletrônico, a Americanas vai iniciar a venda de produtos de suas lojas físicas também na plataforma digital do Magalu.

Nas próximas semanas, é a vez da Magazine Luiza também oferecer seus itens de estoque próprio no e-commerce da Americanas.

A parceria, diz nota divulgada pelas empresas, "combina um mix complementar e sinérgico de produtos", já que a Americanas se destaca em vendas nas categorias de bomboniere, alimentos, limpeza, higiene pessoal, utilidades domésticas, escritório e tantos outros departamentos, enquanto o Magazine Luiza "lidera o mercado em linha branca, áudio e vídeo, telefonia, móveis e portáteis".

A parceria terá início com um grupo piloto de 15 lojas físicas das Americanas em capitais do país. As empresas estimam, até dezembro, integrar todas as lojas das Americanas — cerca de 1,4 mil — com o serviço de compras das lojas físicas.

Neste primeiro momento, serão disponibilizados no aplicativo do Magazine Luiza produtos disponíveis em 50 lojas físicas da Americanas localizadas em 15 capitais do país.

“Essa parceria nasce da complementaridade das operações e da força de duas marcas reconhecidas e amadas pelos clientes, para ampliar conveniência, sortimento e velocidade de entrega. Mais uma vez, priorizamos a melhor experiência de compra ao nosso cliente, indo aonde ele está”, diz Fernando Soares, CEO da Americanas, em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira.

Frederico Trajano, CEO do Magalu, afirma que a atuação conjunta "fortalece a nossa operação omnichannel ao integrar as lojas físicas da Americanas ao nosso marketplace”.

De acordo com um relatório do banco americano Citi, a Magazine Luiza registrou, em outubro, 56 milhões de usuários ativos mensais, sendo a quarta plataforma de e-commerce mais acessada pelos brasileiros. Ela era superada pelo Mercado Livre (124 milhões de usuários ativos mensais no país) e pela Shopee (com 123 milhões). As Americanas não figuravam separadamente no ranking do banco.