Mulher morre após intoxicação por metanol em Petrolina, no Sertão de Pernambuco
Foram confirmados ainda outros três casos: dois em Petrolina e um em São Bento do Una, também no Sertão
Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (18), a morte de uma mulher de 26 anos após a ingestão de bebida adulterada com metanol em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
A vítima teria comprado uísque em São Bento do Una, no Agreste do estado. Além dela, seu companheiro e uma parente da vítima apresentaram quadro clínico grave após a ingestão da bebida.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) foi confirmado ainda um caso em São Bento do Uma.
Assim, o boletim da SES-PE desta terça-feira (18) traz quatro notificações confirmadas de intoxicação por metanol no Estado. Com isso, são oito casos confirmados em Pernambuco.
Petrolina
Segundo o delegado Dark Blacke, de Petrolina, o caso foi registrado no último dia 12, pela madrugada, com o falecimento da mulher ainda na própria residência.
"Seu companheiro e uma mulher, membro da mesma família, também apresentaram um quadro clínico grave após ingerirem a mesma bebida alcoólica. As informações iniciais prestadas pela tia da vítima, apontam que o grupo estava reunido desde o dia 10, consumindo uísque trazido de São Bento do Una, totalizando três litros da mesma bebida", informou o delegado.
A investigação em Petrolina apontou que o lote da bebida em questão "não existe," ou seja, a bebida é falsa, conforme teste da vigilância sanitária.
Investigação
Em São Bento do Una, o delegado João Mário Gomes do Carmo conduz investigações em busca da fonte das bebidas falsificadas.
No dia 11 de outubro, entre 20 e 25 caixas de bebida foram apreendidas em um terreno baldio na zona rural de São Bento do Una. Embora o procedimento legal tenha sido instaurado e as bebidas submetidas à perícia, o metanol não foi detectado na composição dessas bebidas específicas.
"O inquérito ainda tramita no sentido de identificar a a procedência dessa bebida, se é de carga roubada ou até de outro meio fraudulento. No que diz respeito à falsificação de bebida, não sendo por metanol, a gente ainda vai dar o procedimento na investigação no que diz respeito à procedência e até a o proprietário dessa bebida", explicou.
A Secretaria de Defesa Social reforçou que todas as providências foram adotadas pelas forças de segurança para encontrar as circunstâncias e identificar a origem da substância adulterante.
Casos em Pernambuco
Além destes casos, a SES-PE notificou um caso, no Recife, em investigação.
Com isso, a SES-PE totaliza 112 notificações, sendo 107 em Pernambuco e cinco oriundos de outros estados (dois em São Paulo, um na Paraíba, um em Alagoas e um na Bahia).
Resumo dos casos em Pernambuco:
Total de notificações: 107
Casos descartados: 87
Casos confirmados: 8
Situação dos pacientes em Pernambuco:
12 internados (5 descartados e 1 confirmado)
59 altas (3 confirmados e 54 descartados)
21 óbitos (4 confirmados e 13 descartados)
15 evadiram-se (15 descartados)