Educação

Alunos do Pronera participam de aula inaugural da turma especial de Medicina, em Caruaru

Turma é composta por 80 alunos de áreas rurais e quilombolas de todas as regiões do país

Turma especial de Medicina do Pronera teve aula inaugural no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru - Luciana de Souza Leão/Ascom UFPE

Alunos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) participaram da primeira aula da turma extra de Medicina voltada para assentados, beneficiários do crédito fundiário acampados e quilombolas no dia 2 de dezembro. 

A turma especial é composta por 80 alunos, no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), em Caruaru. Ao todo, são 59 mulheres e 21 homens de áreas rurais e quilombolas de todas as regiões do país.

É a primeira vez que o curso de Medicina é ofertado através de uma parceria da Universidade com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Pronera. Mais de 1.200 pessoas participaram do processo seletivo.

Durante a aula inaugural, foram promovidas apresentações culturais e homenagens ao trabalho no campo. A cerimônia foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes e contou com performances musicais do artista João do Pife, Doutor Honoris Causa da UFPE.

O reitor ainda afirmou que foram iniciadas tratativas para a criação de turmas especiais dos cursos de Odontologia e Enfermagem.

Relembre
A criação da turma especial de Medicina passou por uma série de entraves judiciais.

A liberação do edital foi derrubada duas vezes pela 9ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, mas o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) decidiu pela autorização do andamento regular da seleção.

Apesar de ter recebido críticas pela criação da turma, a UFPE destaca que as vagas oferecidas são extras e não afetam a quantidade de vagas ofertadas para aqueles que participarem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026.