Olinda terá seu 1º Festival de Tapioca

Programação terá concursos como ‘A melhor Tapioca’, oficinas e palestras envolvendo gastronomia

Tapioca é tema de festival - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Se tapioca é para gregos e troianos, nada mais justo do que um festival só dela, dias 3, 4 e 5 de novembro, no Carmo e no Alto da Sé, em Olinda. É quando a pedida se torna atração principal numa uma programação que vai além das várias formas de degustar a fécula de mandioca recheada.

As tapioqueiras disputarão “A melhor Tapioca”, “A Tapioca mais rápida”, “A melhor inovação em recheios”, “Miss Tapioca”, além de outros concursos. Entre 15h às 23h fica armada a feira de artesanato, agricultura familiar, feira orgânica e de empreendedorismo, na Praça do Carmo. Isso sem falar na praça de alimentação com várias comidas típicas e apresentações de músicas regionais em um palco, também no Carmo.

Leia também:
O pão de trigo foi substituído pela tapioca e o vinho pela cachaça
Histórias de quem persistiu na gastronomia

Já no Alto da Sé, a programação vai das 17h às 20h, com aulas shows e oficinas, onde chefs de cozinha vão ensinar a fazer tapiocas. No espaço haverá, ainda, degustação e comercialização do produto, e apresentações culturais.

Conteúdo
O evento, que é parceria da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia com o Sebrae, promete ainda palestras gratuitas, no auditório da Focca. No dia 3 de novembro o tema será valorização da gastronomia regional, das 14h às 16h, em seguida terá palestra sobre negócios da agricultura familiar, das 16h às 18h. Já no sábado dia 4, será ministrada, das 14h às 16h, a palestra: A Caipirinha é Nossa! E das 16 às 18h terá palestra intitulada: Siga o Aroma de um Café Especial.