Honda Fit 2018 garante leveza e agilidade

Modelo trouxe poucas mudanças, mas nem por isso perdeu o charme e o bom desempenho

A quarta geração do Fit ganhou quase dez centímetros a mais, que deixaram o modelo mais esportivo e sofisticado, mas também mais confortável e seguro - Divulgação

Não é porque não teve muitas atualizações que o Honda Fit perdeu o seu charme na linha 2018. O carro ganhou apenas alguns centímetros a mais e novos itens de série, mantendo o motor 1.5 i-VTEC FlexOne. Mas, ainda assim, continua sendo um carro interessante. Afinal, é leve, ágil e confortável. O ruim é só que, apesar das poucas mudanças, o Fit ficou mais caro.

Em termos de design, as principais mudanças estão nos parachoques, que ficaram maiores. Na frente, também se destacam os faróis, que agora vêm em LED na versão mais completa, a EXL. Já a lateral mantém os traços típicos do modelo. A motorização também não mudou. O Fit continua com o motor 1.5 que faz até 116 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual ou automatizado no estilo CVT, que aqui simula sete velocidades. Na dirigibilidade, a novidade está, então, na direção, que agora vem em uma nova caixa elétrica e, por isso, está mais sensível e pode apresentar respostas mais precisas. Além disso, o carro ganhou itens de segurança como controle de tração e estabilidade e sistema que auxilia a saída em rampas.

Mas o fato de não ter mudanças no motor não estraga o desempenho do Fit 2018. A Folha de Pernambuco testou a versão EXL, a mais completa do modelo, e percebeu que este continua sendo um carro bom de dirigir. É que o motor é adequado para o peso do Fit e isso deixa o modelo bastante ágil. O carro ainda se mostra leve e oferece boas respostas na pista, ganhando velocidade e fazendo retomadas com rapidez. O ruim é que o motor é barulhento.


Já a direção se destaca pela precisão e leveza, deixando o motorista tranquilo até na hora das manobras mais trabalhosas. A transmissão CVT também é agradável, porque garante uma condução suave. Só não dá para esperar uma resposta muito rápida do câmbio. Para compensar isso, agora o Fit permite a trocha de marcha manual por meio de paddle-shifts. Para deixar o carro um pouco mais esperto, também é possível ativar o modo de transmissão Sport.

Um ponto que deixou um pouco a desejar foi o desempenho. O Fit promete entregar mais de 12 quilômetros por litro (Km/h) na cidade, já que o câmbio CVT auxilia na economia de combustível. O motor também trabalha nesse sentido, controlando a abertura das válvulas de acordo com a rotação do motor. Mas, mesmo assim, o carro só fez 6,5 quilômetros por litro no Recife.

Apesar disso, o Fit pode ser considerado um carro bom de dirigir devido a sua agilidade e leveza. Conforto é outro ponto forte, já que é espaçoso e versátil. No modelo, os bancos podem ser rebatidos em até dez posições diferentes. Então, o motorista pode adequar o espaço ao transporte de suas bagagens e até criar uma área de relaxamento que simula o espaço de duas camas.

Para ficar mais interessante, o Honda Fit 2018 só poderia ser um pouco mais barato. É que, agora, o modelo parte de R$ 58,7 mil e chega até a R$ 80,9 mil.

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