Campanha #ÉCoisadePreto enaltece negros após vídeo de William Waack
Internautas enaltecem grandes feitos da história realizados por negros
Após a divulgação de um vídeo em que o jornalista William Waack, afastado do “Jornal da Globo”, da TV Globo, aparece criticando o barulho de uma buzina afirmando ser “coisa de preto”, internautas deram início a uma campanha chamada #ÉCoisadePreto. O mote da movimentação é enaltecer grandes feitos da história realizados por negros.
Nomes como Nina Simone, Milton Santos, Beyoncé, Rihanna, Hattie McDaniel, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Elza Soares e Rafaela Silva foram lembrados. “É muito bonito quando uma coisa tão enriquecedora como essa #ÉCoisadePreto originária da intolerância e desrespeito de alguém, isso mostra que somos sim capazes de enaltecer qualidades ao invés de desmerecer o próximo”, afirmou o internauta Samuel Mizael.
Leia também:
William Waack é acusado de racismo após vídeo vazado na internet
Vídeo de William Waack surgiu em grupo de WhatsApp de editores de TV
William Wack tem palestra cancelada após vazamento de vídeo
Afastamento de William Waack repercute na imprensa estrangeira
Discurso antirracista em “Malhação”
Em uma cena exibida no capítulo da última quinta-feira (9) de “Malhação”, a personagem Ellen (Heslaine Vieira) faz um discurso contra o racismo sofrido na escola particular em que estuda. A cena ganhou ainda mais importância para os telespectadores após o vazamento do vídeo de William Waack e seu afastamento do “Jornal da Globo”, além do cancelamento do programa “Painel”, da GloboNews.
Revoltada após ser vítima de racismo dos colegas, que a entregaram uma caixa com doces para vender e juntar dinheiro para passagens para um evento de tecnologia, a personagem inicia um discurso antirracista para os outros alunos. "Só hoje eu entendi o lugar ao qual pertenço de verdade e de onde eu nunca devo sair. Meu lugar é de lutar pelos meus direitos”, disse em frente aos alunos.