Aplicativo levará médico para a sua casa
Startup Epitrack inova ao criar o app Clinio, que conecta o médico ao paciente com apenas um clique
Atualmente existe aplicativo para quase tudo. E, como já era de se esperar, o uso de apps para comprar produtos e/ou serviços continua crescendo. De acordo com o SPC Brasil, quase 60% dos usuários de internet no Brasil que já compram online, 27% fizeram isso usando as ferramentas que conectam os consumidores com empresários e prestadores de serviços, a exemplo do iFood ou do Uber.
Agora, esse mesmo princípio está sendo utilizado para conectar médicos e pacientes. O aplicativo foi criado pela startup pernambucana Epitrack, nascida dentro da Fundação Oswaldo Cruz e eleita como a de maior impacto social do Brasil, segundo a competição The Venture, promovida pelo uísque Chivas.
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A empresa tem foco no mercado de “Digital eHealth”, desenvolvendo aplicativos e soluções de internet focadas na melhoria da qualidade dos processos cli´nicos e assistenciais necessa´rios a toda a cadeia de prestação de servic¸os de saú´de. O Clinio rastreia os médicos que estão mais próximos e encaminha o profissional à residência do paciente. O serviço será lançado para os usuários ainda este mês, nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, mas a versão do aplicativo para os médicos já está disponível.
“Tivemos 400 downloads, mas apenas selecionamos 16 médicos, porque nosso processo de escolha é muito criterioso”, frisou Onicio Leal, CEO da Epitrack. As consultas têm valor fixo de R$ 109. Desse valor, 80% ficam com o profissional. Depois do download do aplicativo, o médico faz um cadastro que inclui o envio de documentos. A partir da aprovação dos dados, o médico pode escolher quando e onde realizar os atendimentos, que têm início a partir das informações dos sintomas repassadas pelo paciente.
Os atendimentos têm duração média de 20 a 50 minutos e o pagamento é feito diretamente pelo app. "São atendimentos de situções como enjoos, diarréia, vômitos", explicou Leal. Segundo ele, a ideia para o negócio é inspirada em serviços que já existem nos Estados Unidos e no Sul e Sudeste do País, "O nosso diferencial é o ticket de baixo custo", frisou o CEO, que prevê a adesão de pelo menos 10 mil usuários na Região Metropolitana do Recife até o fim do próximo ano.
"Em 2018 também pretendemos expandir o serviço para outras regiões de Pernambuco e para outros estados, como Paraíba, onde existe um importante polo médico, e o eixo Sul-Sudeste", antecipa.