Massagem relaxante – um dos néctares divinos
Quem recebe a massagem transcende o contato que tem com o próprio corpo, pois ele fica mais leve ao receber uma massagem relaxante.
Quando morava em Brasília, eu fui presenteada por minha amiga Fátima Amazonas para receber uma massagem no Nuwa Spa. Excelente! Sem palavras para descrever a maravilha.
Ao começar escrever esta coluna, alguns espaços contactaram para divulgar os seus eventos na Agenda Holística que é disponibilizada nas terças-feiras. Foi assim que Clara Novaes entrou em contato comigo, por whatsapp, no fim do ano e disponibilizou um convite para receber uma massagem.
Perguntei se poderia oferecer para minhas colegas de trabalho por intermédio de um sorteio. Após a afirmativa, foi sorteado. Sylvia Santos foi a contemplada. O acordo é que anotasse toda vivência ocorrida. Amo no dia a dia as colocações de Sylvia e respeito à opinião dela, por ser muito centrada.
Mas o que é massagem e qual sua origem?
A palavra é de origem grega, significa amassar. Apesar de ter registros de desenhos com mais de 5 mil anos, até os dias atuais, a maior sistematização registrada sobre o tema e as técnicas usadas foram encontradas no “Nei Ching - o livro do Imperador Amarelo” escrito em 2800 a.C., com ênfase das técnicas em Shiatsu e a massagem Ayurvédica.
Os gregos usavam como o nome de apoterapia, que utilizavam para massagear os seus atletas antes e depois do esporte. Com o tempo, várias técnicas foram estudadas, aplicadas e incluídas nos estudos de massoterapia.
Existem vários tipos de massagem. Para escrever este texto, li sobre 28 técnicas diferentes. Aqui irei focar na massagem relaxante ou sueca que foi aplicada em Sylvia Santos por Clara Novaes.
É interessante uma conversa para saber quais técnicas o profissional desenvolve, experiência e referência, pois o profissional deve ter noção das limitações do cliente que irá ser massageado.
A massagem alivia a tensão e traz benefícios físicos e psicológicos ao corpo. A relaxante, por ser mais leve no toque, não há contraindicação. Porém, é sempre bom conversar com o médico e o massoterapeuta antes de iniciar sessões de massagem.
Agora, Sylvia Santos descreve sua experiência com a massagem relaxante: “o primeiro contato foi logo após o resultado do sorteio, a Clara respondeu e esclareceu todas as minhas dúvidas por meio do whatsapp. Em todo momento, ela foi bastante solícita, indicando a melhor rota para chegar ao espaço e com a escolha do dia e horário.
Assim, como a Clara havia falado, não tinha como me perder, o local é realmente de fácil localização. Enquanto aguardava minha vez me deliciei com os detalhes que haviam no ambiente, para onde olhasse dava para perceber o cuidado e a intenção de cada um daqueles detalhes em proporcionar comodidade, bem-estar e tranquilidade.
Quando cheguei, a Clara estava em atendimento, ao término dele vi a Clara trazendo a cliente e as duas estavam num ótimo humor. Clara a trouxe até a porta, se despediu amigavelmente e achei aquilo incrível! Quantos profissionais têm o atendimento tão pessoal dessa forma? Pensei comigo: ‘talvez a quantidade de vezes que aquela mulher já veio aqui tornou estreita a relação entre profissional x cliente, ou talvez elas realmente fossem amigas.’ Esse toque de personalidade é um dos diferenciais no atendimento dela, algo que vai além do valor cobrado e pago, algo que nos torna mais que uma carteira, esse diferencial nos torna humano.
Ao chegar minha vez percebi que aquele era realmente o jeito dela, não apenas uma profissional, mas um ser humano que emanava calma e amor pelo que fazia. Conversamos um pouco enquanto ela me dava às instruções sobre o preparo antes da massagem, o tempo todo demonstrava bastante harmoniosa e atenciosa.
Durante a massagem tudo conspirava num redemoinho de sinestesia, cada parte era essencial e tornava o todo algo muito completo. A música, o cheiro do ambiente, o toque da Clara, a entrega do corpo, o prazer. Uma das coisas curiosas, e que agradeci mentalmente, era o espaço de tempo que ela dava ao término de cada etapa. Era como se fosse para o corpo assimilar o último toque com o próximo, deixando o corpo sentir, respirar o que tinha acabado de acontecer para só depois prosseguir em outra parte do corpo (foram segundos cruciais).
Ao fim, passei pelo mesmo corredor que havia me levado da recepção até a sala da Clara e tudo parecia diferente. Meu corpo estava em harmonia com o ambiente, o corredor era um lugar bastante aconchegante devido a um vaso com uma iluminação bastante favorável que me lembrou a vista da praia após uma caminhada por ruas movimentadas... - a calma estava presente ali. Eu passei por ali, e por todo o meu caminho até em casa, sabendo que estava andando, mas com a sensação de que estava apenas flutuando. Eu estava leve, não sentia o chão sob meus pés, eu apenas estava passando até chegar onde queria.
Adivinhem só! a despedida foi com um sorrisão e as palavras: ‘— Até a próxima!’. Eu realmente pretendo voltar lá o quanto antes. Na verdade, eu gostei tanto que passei as duas semanas seguintes divulgando nas minhas redes sociais sobre o ‘Espaço Clara Novaes’, seu atendimento e a melhoria que o resultado me trouxe. Nem o caos cotidiano do transporte público de Recife tirou minha paz por um bom tempo.”
Eu li depoimentos de várias pessoas, até diplomatas, que fizeram cursos de massoterapia por sentir necessidade de usar a mão e tocar em outras. Clara não foi diferente, desde criança tem a tendência a tocar e massagear nas pessoas. A partir dos 18 anos começou a fazer cursos e se especializou na área, e já está há 12 anos como profissional.
Sylvia me resumiu o trabalho de Clara (está no oitavo mês de gravidez) com a seguinte frase: “— Ela transpira amor pelo que faz.”
Na área profissional de massoterapia, não creio existir meio termo, ou a pessoa ama ou não. Assim como é fato, quem recebe a massagem transcende o contato que tem com o próprio corpo, pois ele fica mais leve ao receber uma massagem relaxante.
A equipe do Portal FolhaPE está estudando uma forma para sortearmos, entre os internautas, convites de massoterapia, reiki, reflexologia, podal, entre outros, a fim de que vocês nos tragam sua experiência, conforme a já vivida por Sylvia. Dessa maneira, estaremos estimulando mais harmonia e a sensação de se sentir cuidada por outro profissional com muito carinho e amor.
Aqui fica a ideia também de presentear amigos com convites para receber massagens.
Finalizo com frase anônima que encontrei na internet: “Não guarde rancor, guarde dinheiro para massagem.”
Milhões de beijos iluminados,
Locais citados neste texto:
Espaço Clara Novaes – Fisioterapia, Drenagem Linfática, Acupuntura, Massagem Ayurvédica, Massagem Relaxante, Reflexologia Podal, Limpeza de Pele, Florais de Bach e Fitoterapia. Local: Rua Arquiteto Luiz Nunes, 750, Imbiribeira, Recife-PE. Contatos: (81) 98746.0111 / 99811.7303.
Nuwa Spa - SHTN Trecho 1conjunto 1B Bloco C - Setor Hoteleiro e Turismo Norte, Brasília-DF. Contato: (61) 3424.7499.
* Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: holisticarec@gmail.com.
Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.