Ciência Jovem começa nesta quarta-feira no Recife

Alunos do ensino infantil ao técnico inscreveram projetos. Entre os aceitos, cem foram realizados por estudantes de escolas públicas do Estado.

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes - André Nery/Folha de Pernambuco

 

A 22ª Feira Ciência Jovem começa nesta quarta-feira (9), às 14h, no Paço Alfândega (Bairro do Recife). Por três dias, 270 equipes de estudantes apresentam seus projetos e concorrem ao patrocínio para mostrar os trabalhos em outros eventos científicos. Uma das três maiores feiras do gênero no País, a Ciência Jovem é promovida pelo Espaço Ciência com o apoio do CNPq que aprovou, por edital, repasse de R$ 200 mil principalmente para passagens e diárias dos vencedores.

Alunos do ensino infantil ao técnico inscreveram projetos. Entre os aceitos, cem foram realizados por estudantes de escolas públicas do Estado. “A feira é uma forma de divulgar o projeto desses alunos, de fazê-los conhecer outras pessoas da área e serem vistos. A ideia é que no começo do ano os professores perguntem às turmas o que eles querem investigar, que isso se torne parte do currículo”, explica o diretor do Espaço Ciência, Antônio Pavão.

Representantes de todos os Estados estão presentes. Outros 15 projetos vêm do exterior. “Como também frequentamos eventos internacionais, outros países têm mostrado interesse e pedido para participar”, afirma o diretor. As equipes esclarecem como as propostas foram idealizadas. Ainda estão previstos passeios dos alunos ao César e Porto Digital.

A expectativa é que 10 mil pessoas visitem a feira. Os projetos estão distribuídos por todos os espaços do Paço.