Adaptação da série 'Riverdale' resulta em enredo soturno
Enredo chega neste mês ao catálogo do Netflix, baseado no quadrinho Archie Comics
A série "Riverdale" é baseada no quadrinho Archie Comics, recorrendo aos mesmos personagens e cidade, mas a adaptação apresenta transformações fundamentais, tornando o enredo mais soturno e complexo.
Enquanto o quadrinho, que surgiu no começo dos anos 1940 e segue ativo até hoje, passou por mudanças de estilo ao longo dos anos, incluindo narrativas alegres e contos de horror, a série segue uma premissa de melodrama, crime e mistério, envolvendo traições, surpresas e assassinato.
A primeira temporada estreou em janeiro de 2017 e está disponível a partir de fevereiro no catálogo da Netflix. A história começa com a narração de Jughead Jones (Cole Sprouse), aluno com pretensões a escritor: ele revela como a morte de Jason Blossom (Trevor Stines), jovem de família rica e influente, muda tudo na pequena cidade. Na mesma época, Veronica Lodge (Camila Mendes) chega à Riverdale e se torna amiga da dupla protagonista, Archie Andrews (K.J. Apa) e Betty Cooper (Lili Reinhart).
Aos poucos, o roteiro detalha como as famílias influentes de Riverdale são marcadas por sangue e traições, crimes que atravessam gerações e criam as raízes para um ódio permanente.
Leia também:
Humanidade além dos limites na série 'Altered Carbon'
Porta dos Fundos anuncia série para março
Terceiro filme da série 'Cloverfield' é lançado 'de surpresa' pela Netflix
O assassinato de Jason parece sintetizar uma série de tragédias que ocorriam nos bastidores da elite da cidade, incluindo agressões sexuais, abusos cotidianos, violência gratuita. A relação dos pais com os filhos vem carregada desse ressentimento que com os anos e as decepções parece plenamente integrado nas relações sociais.
Nesse sentido o enredo parece se destacar como uma novela policial, pela maneira como cada capítulo prende a atenção através de surpresas e mistérios, oscilando entre um tom melodramático e farsesco. É um argumento que, embora não seja particularmente original ou inovador, parece trabalhar os gêneros de crime e suspense de forma eficaz.
Destaque para os personagens, bem construídos e interpretados de forma cativante, demonstrando uma ligação com séries como "Gossip girl" e "13 reasons why".
A série se sustenta fortemente nos personagens, nas relações entre eles e na maneira como pequenas surpresas avançam o drama central do enredo. Entre os pontos fortes da primeira temporada está a maneira como o argumento se conecta com as discussões contemporâneas sobre a cultura machista e a forma como pequenos abusos se tornam rotina em escolas e nas relações familiares.
Progressão
"Riverdale" tem 13 episódios na primeira temporada, revelando a cada novo capítulo as estruturas frágeis dos bastidores dessa cidade. A segunda temporada já estreou nos Estados Unidos - foram exibidos 13 episódios e a previsão é que a história seja concluída no capítulo 22. Ainda não há previsão quando os novos capítulos serão integrados ao catálogo da Netflix.