Museu da Cidade inaugura exposição sobre Forte das Cinco Pontas
Monumento recifense é uma das 19 edificações brasileiras indicadas patrimônio cultural da humanidade junto à Unesco
Edificado pelos holandeses, em 1630, o Forte das Cinco Pontas já serviu a diferentes propósitos. Foi prisão, quartel militar, base para navegadores e, desde 1982, é a sede do Museu da Cidade do Recife. É por esses e outros motivos que, em breve, o monumento pode se tornar patrimônio cultural da humanidade. Para celebrar a candidatura junto à Unesco, o espaço abre para o público a exposição "Cinco Pontas" nesta segunda-feira (12), aniversário da capital pernambucana, com um acervo que conta detalhes da sua história.
Leia também:
Exposição sobre Revolução de 1817 se despede do Museu da Cidade
Filme de Tizuka Yamazaki tem gravações no Forte das Cinco Pontas
Carlos Ranulpho leva o seu acervo de arte popular a grande exposição
"Depois de passarmos um ano com uma mostra sobre a Revolução de 1817, nos voltamos para a memória do lugar que habitamos. Estudamos o forte desde a sua fundação até os tempos atuais, ressaltando seu valor e importância como patrimônio histórico da cidade", afirma Betânia Correa de Araújo, diretora do museu. A atual exposição também terá duração de um ano, tendo como foco principal alunos da rede pública. "A mostra é aberta para todos os públicos, mas o museu tem uma vocação especial para a educação", diz.
Com a abertura da exposição, também será inaugurado o Projeto de Educação e Patrimônio Compartilhado, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ação pretende aproximar os estudantes dos três fortes pernambucanos que compõem o Conjunto de Fortificações do Brasil a ser apresentado a Unesco: Cinco Pontas, Orange e Brum. Fortificações brasileiras localizadas em outros estados, como Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo, também são candidatos a receber o título internacional.
Composto por gravuras, vídeos, fotografias, objetos arqueológicos e documentos históricos, o acervo passeia por diferentes épocas. Entre as obras de arte presentes, estão telas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca, além de desenhos de Frans Post. Fortalecendo o caráter pedagógico do projeto, também fazem parte do material exposto vídeo-aulas gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares, e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.
Serviço
Exposição "Cinco Pontas"
Desta segunda-feira (12) a 12 de março de 2019; de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José)
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355-9558 | 3355-9540