Reality culinário 'Mandou Bem' diverte ao mostrar receitas desastrosas
Programa busca identificação com quem não tem talento para a cozinha replicando combinações que costumam dar errado. Reality culinário disponível na Netflix tem seis episódios
Duas xícaras de uma apresentadora carismática e divertidíssima, 500 gramas de cozinheiros amadores, três colheres de receitas complicadas e um litro de jurados convidados. Essa é a receita de sucesso de “Mandou Bem”, novo reality culinário da Netflix. Esqueça “MasterChef”, “Bake Off” ou qualquer outro programa que lhe deixa de água na boca: em “Mandou Bem”, os resultados são desastrosos. E quem é nada mais do que uma tragédia na cozinha certamente vai se identificar.
A dinâmica do reality é simples: três pessoas não tão boas na cozinha são colocadas para replicar bolos assinados por grandes figuras da culinária norte-americana. Se você é adepto do site Pinterest, sabe do que estamos falando - são bolos magníficos, de grandes proporções e cheios de detalhes, que trazem figuras como os emojis do smartphone, uma princesa numa torre ou até o rosto do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Os episódios são curtos, durando não mais que 30 minutos e sendo suficientes para duas rodadas de catástrofes culinárias. Ao fim de cada uma, os participantes apresentam seus feitos para serem comparados com a obra original. É garantia de desastre.
A série abraça seu absurdo e não tem ninguém que não se divirta. As pessoas não se levam a sério — desde a apresentadora, a engraçada Nicole Byer, ao jurado fixo, o chef confeiteiro Jacques Torres, passando pelos jurados convidados e participantes.
Leia também:
Margot Monteiro comanda lançamento do livro sobre a história do Mepe
Netflix lança série sobre guerra às drogas nas Filipinas
Série 'O Mecanismo' amplia debate sobre liberdade de expressão
Nem a própria produção do programa, que está sempre rindo de si mesma durante as filmagens e edições. As próprias dinâmicas do reality, como os botões de ajuda e de prejudicar o oponente, vêm com uma pitada de humor: você pode convocar a apresentadora para atrapalhar seus concorrentes ou exigir que o chef só forneça instruções em francês.
Despretensioso
Quanto mais errado as receitas vão, mais todos os envolvidos se divertem. É, sem dúvidas, um programa delicioso de se assistir, com um clima despretensioso e promessa de boas risadas mesmo para quem não gosta de realities culinários. É uma pena que a temporada só tenha seis episódios. Fica a esperança de uma segunda etapa ainda mais zombeteira e, quem sabe, versões de outros países.
Cotação: Ótimo