Circuito Cultural movimenta a cidade de Belo Jardim
A partir desta quinta-feira (19), o Circuito Cultural agrupa os projetos Residência Belojardim, 4° Cine Jardim, Festival Virtuosi e No Ar Coquetel Molotov
Mais uma vez a cidade de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, recebe, a partir desta quinta-feira (19), atividades culturais que irão seguir até o mês de outubro. O Circuito Cultural, promovido pelo Instituto Conceição Moura (ICM), leva ao município uma residência artística e festivais de música e cinema que juntos fomentam uma ebulição cultural.
Com recursos captados pela Lei Rouanet e patrocínios do Grupo Moura, além da parceria com produtores, o Circuito Cultural apresenta quatro projetos na edição deste ano: Residência Belojardim, que recebe o artista pernambucano Carlos Mélo; 4° Cine Jardim - Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim; o Festival No Ar Coquetel Molotov - Etapa Belo Jardim, voltado para a música independente, e Virtuosi, festival dedicado a música clássica. A Residência Belojardim é o primeiro do quarteto a abrir as portas para o público, na quinta-feira (19), com todas as atividades gratuitas.
Nascido em Riacho das Almas, também localizada no Agreste, o artista convidado Carlos Mélo vem realizando desde 2014 um trabalho junto a Comunidade Quilombola do Barro Branco, que reside em Belo Jardim e, há décadas, luta pelo reconhecimento oficial que lhe garanta a posse do território no qual se estabeleceu.
Leia também:
Artistas plásticos Montez Magno e Tereza Costa Rêgo ganham biografias
Gegê Pedrosa leva fluidez a esculturas de madeira
A importância do som no cinema
Carlos é o segundo convidado da Residência Belojardim, que ano passado recebeu o artista Marcelo Silveira. Na Residência, o artista manterá exposições acerca de sua vivência junto a Barro Branco, e sua estadia no espaço se encerra com a exibição de um filme ainda a ser rodado, que acompanhará o cotidiano do quilombo. Carlos também apresenta performances no Espaço Oco, firmado na Fábrica Mariola e ligado ao ICM. "Esses trabalhos ajudam a comunidade quilombola a localizar sua voz, ocupar seu espaço e reconhecer suas origens", comenta Carlos, em coletiva de imprensa.
Todos os projetos buscam se conectar principalmente com a população infantojuvenil do município. O Cine Jardim terá um dos seus júris composto por jovens capacitados através de uma oficina de crítica, o Virtuosi oferece cursos dos mais variados tipos de instrumentos musicais, e o No Ar Coquetel Molotov ministrará palestras acerca de gerenciamento de carreira para bandas. "É um ato de resistência levar iniciativas como essas para uma cidade do interior", afirma Léo Tabosa, à frente do Cine Jardim.
Cronograma do Circuito Cultural
Residência Belojardim: De 19 de abril a 30 de junho
Cinejardim: De 14 a 26 de maio
Virtuosi: De 4 a 8 de julho
Coquetel Molotov: De 17 a 20 de outubro