Orquestra de Ouro Preto faz concerto inspirado em músicas do cinema

Orquestra de Ouro Preto homenageia personagens marcantes como Charles Chaplin e Jerry Lewis e filmes como "Casablanca" e "Orfeu Negro", no Teatro de Santa Isabel

Orquestra de Ouro Preto homenageia personagens marcantes como Charles Chaplin e Jerry Lewis e filmes como "Casablanca" e "Orfeu Negro", no Santa Isabel - Divulgação

Recife recebe neste sábado (21) o belíssimo concerto da Orquestra de Ouro Preto, de Minas Gerais. Com regência do Maestro Rodrigo Tofollo, o show marca o lançamento do mais novo álbum dos talentosos instrumentistas, intitulado "Música para Cinema". A obra é inspirada em trilhas sonoras que marcaram o cinema nacional e internacional.

A apresentação tem início às 20h30 e para coroar a visita dos mineiros em terras pernambucanas, o imponente Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio receberá o concerto. O álbum busca responder o que seria da relação do cinema com a música se uma não fizesse parte da história da outra. Para desvendar a “resposta”, as trilhas sonoras de grandes clássicos da sétima arte compõem as onze faixas do disco.

Leia também:
Pernambuco e sua relação estreita com os espetáculos operísticos
Projeto da Orquestra Sinfônica do Recife oferece aulas gratuitas de música erudita
Trilha sonora de 'Pantera Negra' se encontra entre as mais ouvidas


Entre os filmes, estão "Tempos Modernos" (1936) e "Luzes da Ribalta" (1952), "Noviça Rebelde" (1965) e "Casablanca" (1942). “Tentamos fugir do óbvio e do lugar comum homenageando filmes nacionais e internacionais, selecionando obras importantes e privilegiando músicas pouco executadas”, explica Tofollo.

Com uma carreira de 18 anos e vários premiações no extenso currículo, a Orquestra de Ouro Preto se destaca ao longo do tempo tendo grande contribuição para a música erudita. Em 2017, os músicos ganharam o Prêmio Profissionais da Música na categoria Orquestras e seu último álbum, "Latinidade: música para as Américas", foi finalista no Prêmio da Música Brasileira 2017, na categoria erudito.

Orquestra se apresenta sob a regência do maestro Rodrigo Tofollo - Crédito: Íris Zanetti/Divulgação


Uma das grandes novidades é que pela primeira vez o concerto Valencianas visitará o Nordeste. Em setembro a parceria com o Alceu Valença vai passar por Natal (no dia 27), João Pessoa (28) e Recife (29). “Nós da Orquestra Ouro Preto e o Alceu Valença estamos ansiosos e com uma expectativa muito grande para apresentarmos o 'Valencianas' no Nordeste. Temos certeza que será um momento grandioso e inesquecível”, garante o maestro, sobre o projeto que traz como foco as canções famosas de Alceu Valença.

 

   Público pernambucano

A identificação com a cultura local e o carinho com o público pernambucano foram fatores decisivos para a Orquestra desembarcar no Recife neste fim de semana. “Fazemos questão de incluir Recife em todos os trabalhos que lançamos: foi assim com Beatles, está sendo assim com Música para Cinema”, contou o maestro.

Além de Pernambuco, o projeto já passou por São Paulo, Paraná e também está com turnê programada para visitar várias cidades de Minas Gerais. Fora o lançamento do "Música para Cinema", uma extensa agenda de concertos, turnês e lançamentos estão previstos para o ano de 2018.

Para adquirir o disco basta acessar o portal da Orquestra Ouro Preto e no da distribuidora Tratore. O disco pode ser acessado ainda nas principais plataformas digitais de streaming como Spotify e Deezer.

Serviço:
Concerto da Orquestra de Ouro Preto
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Neste sábado (21), 19h
R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Informações: (81) 3355-3323