Livro estuda obra de Dante Alighieri a partir da teologia

Livro "Dante, a poesia e a sua forma cristã", do professor Anco Márcio Tenório Vieira, investiga aspectos da obra-prima medieval "A Divina Comédia", do escritor Dante Alighieri (1265-1321)

Professor Anco Márcio Tenório Vieira - Arthur Mota/Arquivo Folha

Quase 700 anos depois da morte de Dante Alighieri (1265-1321), o escritor italiano segue uma referência fundamental na história da literatura. 

É a partir dos mistérios em torno de sua obra-prima, "A Divina Comédia", publicada no século 14, que o professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anco Márcio Tenório Vieira fez as reflexões que estão no livro "Dante, a poesia e a sua forma cristã", que será lançado na próxima quinta-feira (26), às 19h, no Centro Cultural Benfica (rua Benfica, 157, Madalena). 

"Como professor de literatura não havia como passar imune à 'Divina Comédia'. É o grande épico da Idade Média", diz Anco. "O que fascina nessa obra é o modo como Dante Alighieri lê a teologia e a filosofia do seu tempo (e isso inclui não apenas a teologia e a filosofia cristã, mas também a judaica e a árabe) e consegue transformar todo esse conhecimento em linguagem literária e, principalmente, perfazer algo que ainda não tinha sido feito por nenhum dos poetas que lhe antecederam: construir e dar à literatura a sua forma cristã", explica. 

Leia também:
Dia do Mundial do Livro: ainda há motivos para comemorar
Livro investiga as relações entre Manguebeat e Tropicalismo


Esse é um ponto fundamental na obra: alinhar a escrita de Dante a um entendimento filosófico e religioso. 

"Essa forma cristã já estava delineada nas outras formas artísticas, a exemplo do canto gregoriano, na música; do gótico, na arquitetura; do ícone, na pintura. Por outro lado, quando Dante perfaz essa forma cristã na literatura, a Europa começa a dar os primeiros sinais do Renascimento. De modo que 'A Divina Comédia' é, ao mesmo tempo, o domo literário da cristandade medieval e o canto do cisne dessa mesma cristandade", ressalta o autor.

Pesquisa

O livro ganhou forma a partir da natureza questionadora da pesquisa acadêmica. "Como tudo que eu escrevo, a ideia surgiu das muitas interrogações que a obra de Dante foi suscitando. Interrogações que não encontravam respostas satisfatórias nos livros dedicados a ele", diz Anco. 

"Não conseguia entender determinadas afirmativas feitas em relação à obra de Dante, como que 'A Divina Comédia' era uma espécie de alegoria da obra de São Tomás de Aquino para a linguagem literária. Dei início a uma leitura sistemática das teologias patrística e escolástica. Paralelo a essas leituras, estudei também a cabala cristã, judaica e islâmica, que foi escrita ao longo do século de Dante, que é o 13", detalha. 

"Arregimentado esse material, lido e sistematizado, comecei a perceber que Dante não só leu e refletiu sobre esse corpus teológico e esotérico, ele também fez uma leitura muito particular, quase herética, desse pensamento. Em outras palavras, se Dante acata muito da teologia cristã, ele, por sua vez, coloca de ponta-cabeça tanto a teologia patrística quanto a escolástica. Assim, ele eleva a literatura, que era considerada, no mundo medieval, a mais reles das formas de conhecimento, em uma forma de conhecimento igual à teologia, só abaixo da Bíblia", argumenta Anco, que trabalhou no livro entre 2009 e 2017. 

O livro está à venda na Livraria da Editora Universitária (UFPE), no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE e na Livraria do CFCH (UFPE). Depois do lançamento, será colocado na Imperatriz e na Livraria da Praça de Casa Forte.

Serviço:
"Dante, a poesia e a sua forma cristã"
Editora UFPE, 192 páginas
Preço: R$ 25