Alemanha busca reação diante da Suécia

Após derrota na primeira rodada, Alemanha tenta se recuperar na Copa do Mundo para não se despedir mais cedo do torneio

Marco Reus, meia da Alemanha - Adrian Dennis/AFP

Neste sábado, no jogo entre Alemanha x Suécia, no Olímpico de Sochi, pelo Grupo F, uma das seleções pode encaminhar sua classificação antecipada à próxima fase. Uma possibilidade já esperada. A novidade, porém, é o protagonista dessa história. Não são os alemães que estão próximos das oitavas, mas sim os suecos. A terceira força da chave que pode terminar em primeiro. A “zebra” que atingiu os atuais campeões do torneio na estreia, contra o México, pode reaparecer de forma mais melancólica.

A Alemanha não escondeu a surpresa com o tropeço na primeira rodada. Logo após o confronto, atletas e membros da comissão técnica tiveram uma longa reunião para colocar a casa em ordem. “Não tem como reparar o passado, mas podemos voltar a jogar bem novamente”, disse o goleiro Neuer.

O técnico Joachim Low não confirmou a escalação para o confronto, mas o diretor da seleção, Oliver Bierhoff, afirmou que a equipe teria um "impulso", dando uma deixa para uma mudança na base titular. Especula-se que a novidade seja a entrada do meia Marco Reus na vaga de Ozil ou Draxler. Quem também não deve jogar é Hummels, com um estiramento no pescoço. Rudiger deve ganhar a posição.

“Reus é um muito talentoso, inteligente e que surpreende o adversário. É um foguete", disse o técnico. Na ausência do driblador Leroy Sané, que não foi convocado por Löw, o meia do Borussia Dortmund aparece como o jogador com maior capacidade de incomodar individualmente uma defesa bem fechada.

O México mostrou o caminho para derrotar os alemães e a Suécia quer repetir o mesmo desempenho para figurar entre os classificados à fase de mata-mata. Uma das armas do atual líder da chave é aproveitar a forte pressão que o adversário terá nos ombros por conta do tropeço na estreia.

Leia também:
Nigéria vence Islândia e mantém Argentina viva na Copa
No sufoco, Brasil vence a Costa Rica e respira na Copa
Lesão pode afastar zagueiro Hummels de jogo da Alemanha

“Será um jogo muito difícil, estamos enfrentando a campeã mundial. Mas, ao mesmo tempo, temos que curtir e nos divertir. Toda a cobrança está sobre eles. Vamos fazer o que fazemos bem, mantendo a defesa firme para buscar o resultado”, indicou o meia Emil Forsberg.

Inspiração

Encarar um jogo histórico contra a Alemanha não será novidade para os suecos. Há seis anos, a seleções travaram um duelo com uma reviravolta improvável. Klose, duas vezes, Mertesacker e Özil abriram 4x0 para a seleção alemã, no Estádio Olímpico de Berlim. No segundo tempo, Ibrahimovic, Lustig, Elmander e Elm garantiram o empate para os suecos.

Ficha técnica

Alemanha

Neuer; Kimmich, Boateng, Rudiger e Plattenhardt; Khedira, Kroos, Draxler e Reus; Thomas Muller e Werner. Técnico: Joachim Low

Suécia

Olsen; Augustinsson, Granqvist, Jansson e Lustig; Larsson, Ekdal, Claesson, Forsberg; Berg e Toivonen. Técnico: Janne Andersson

Local: Olímpico de Sochi (Sochi)
Horário: 15h. Árbitro: Szymon Marciniak (POL). Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL). Transmissão: SporTV, Fox Sports e TV Globo.