Moda Fitness sai das academias e vai direto para o trabalho e a balada

Uma tendência que promete ficar, o fitness casual traz roupas com tecnologia e design para todas as horas do dia

Andréa Albuquerque, empresária Prata da Casa - Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

O conceito de moda fitness vem mudando a cada dia com novas grifes, modelagens e muita tecnologia que trazem também novos usos para as peças de academia de ginástica. A pernambucana Prata da Casa, aberta há seis anos, é uma das precursoras no Recife na disseminação do fitness casual, a roupa que vai da academia para a rua, para o trabalho e até para a balada.

Tudo vai depender da disposição para quebrar paradigmas, dos acessórios certos ou simplesmente do tempo, quase sempre indisponível, para mudar de roupa. "Nossa moda é a que você pode levar para a rua, com versatilidade. É mais arrojada, é moda para fazer e acontecer", define a empresária Andréa Albuquerque.

Advogada, ela partiu da própria insatisfação com as roupas que encontrava para malhar quando abriu a grife e foi se aprofundando na aquisição de tecnologia em tecidos e modelagens a fim de oferecer moda e bem estar juntos.

Leia também:
Ana Maria usa peruca black power e incomoda internautas
Diversos estilos de música e de teatro estão entre as opções culturais
Começa a maratona de apresentações culturais do Festival de Inverno de Garanhuns 

 "O mundo fitness está muito evoluído e hoje gira mais em torno da saúde do que da beleza. A roupa errada desequilibra o corpo, se perde mais energia nos exercícios", explica, adiantando que a Prata da Casa também oferece peças para grávidas, para ativar a circulação e até combater a celulite, que são indicadas por médicos.

No caso da celulite, um mal que acomete malhadoras e sedentárias, de qualquer idade, as leggings devem ser usadas por oito horas, diariamente, por cerca de três meses. "Neste período já dá para ver a melhora da aparência da pele com a diminuição das rugas e marcas, principalmente se o uso for junto com algum tratamento", diz a empresária.

A coordenadora de produção da Prata da Casa, Tarsila Tavares, afirma que a preocupação da marca com o bem estar vem aliada à demanda por praticidade e conforto das clientes.

"O conforto está em alta. Ninguém mais se sacrifica para ficar bonita", atesta. Neste contexto entra a modelagem ergonômica, adaptável, e que ajuda na atividade física indoor - nas academias ou em casa, e na outdoor, ao ar livre.

"A roupa certa protege do impacto da atividade física. São roupas inteligentes, com fios tecnológicos, de várias gramaturas, e com ações bactericida e fungicida que evitam odores", reforça Andréa Albuquerque.

Sócio da Foco Fitness, grife com lojas em Boa Viagem, nas Graças e na Jaqueira, Diego Freitas também observa os efeitos da tecnologia no aumento da busca por mais qualidade e saúde pelos clientes.

"A Rhodia e a Rosset têm oferecido tecidos com alta compressão que seguram a musculatura e ajudam a evitar micro lesões nos exercícios, sem contar os efeitos imediatos diante do espelho, modelando o corpo", afirma.

Mas, segundo ele, muita gente vem mesmo às lojas em busca do visual de academia, promovendo o casual fitness a carro-chefe do guarda-roupa. "Tenho clientes que nem fazem atividades físicas mas estão sempre em busca das novidades para usar no trabalho e no dia a dia", afirma.

Entre as peças que atendem à tendência, a "queridinha" é a legging "fake jeans", em malha leve,imitando lavagens de jeans tradicionais, garante conforto fora do treino e em viagens.

Dona da multimarcas virtual BellaFit, instalada no Instagran desde 2014, a empresária Mirella Marques também afirma que o casual fitness já caiu nas graças do público e vai para todo lugar. "As pessoas saem das academias e seguem para o médico, para a balada, com a roupa de treino.  A moda está cada dia mais democrática, vai de acordo com a imaginação de cada um", comenta. A valorização dos elementos femininos pela Bella Fit, segundo ela, vai ganhar mais seguidoras neste verão com a chegada dos tons rosé e lavanda, muito tule, renda, telas delicadas e transparentes, e bojos nos croppeds. "Trouxemos um olhar mais feminino à roupa de ginástica, com brilhos e detalhes que quem já usa no dia a dia quer usar na academia", diz Mirella Marques.

Serviço

Instagran

Prata da Casa - pratadacasa
Foco Fitness - foco_fitness_
Bella Fit - #bellafit