Vôlei: Brasil e EUA voltam a se enfrentar em amistoso

Preparando-se para o Campeonato Mundial, as equipes fazem mais um jogo às 20h desta quinta (16), em Minas Gerais

Seleção brasileira de vôlei feminino - Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Brasil e Estados Unidos voltam à quadra na noite desta quinta-feira (16) para o terceiro dos quatro amistosos acertados pelas equipes como preparação para o Campeonato Mundial, que acontece entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro, no Japão. A partida está marcada para começar às 20h, novamente em Uberaba, Minas Gerais - com transmissão do Sportv 2. Nos dois confrontos anteriores, domingo (12) e terça-feira (14), as norte-americanas levaram a melhor, vencendo por 3x1 e 3x0, respectivamente. Depois do jogo desta noite, os times farão um último jogo no sábado (18), no Ginásio do Maracanãzinho.

Tanto o técnico brasileiro, José Roberto Guimarães, quanto o norte-americano, Karch Kiraly, estão aproveitando esses confrontos para testar seus elencos antes de realizar os cortes e definir quem serão as convocadas para o Mundial. No lado dos Estados Unidos, a dor de cabeça é grande pela quantidade de talentos promissores da atual geração. É tanto que algumas das consideradas titulares absolutas, como a opostas Murphy, por exemplo, nem vieram ao Brasil.

Pelo lado brasileiro, a situação é um pouco diferente. Em processo de transição, José Roberto Guimarães tenta fechar um elenco homogêneo, mas é nítida a carência de atletas decisivas em algumas posições. Fora isso, o elenco sofreu com lesões recentes e nem tem todas estão em sua melhor condição. Drussyla e Natália, por exemplo, sequer estão participando desses amistosos. Já Thaisa está retornando à seleção principal após um ano de tratamentos com lesões sérias. A ponta Gabi e a líbero Gabiru também enfrentaram contusões na temporada passada e ainda buscam o melhor ritmo. Tem ainda os retornos de Dani Lins, após a maternidade, e Fernanda Garay, que pediu um tempo para cuidar da vida pessoal.

Leia também:

Vôlei: seleção feminina perde outra para os Estados Unidos
Em amistoso antes do Mundial, Brasil perde para os EUA
Após vencer lesões, Thaisa fala sobre retorno à seleção
Dani Lins e Thaisa voltam à seleção para o Mundial
Fernanda Garay mostra otimismo no retorno à seleção

Nos dois amistosos já realizados, a seleção brasileira mostrou fragilidade no passe e dificuldade em se adaptar à velocidade imprimida pelas norte-americanas, que têm um jogo de transição muito ágil. Além disso, cometeu muitos erros nas viradas de bola e nos contra-ataques. Antes do Mundial, o Brasil terá um outro teste, no Montreux Volley Masters, entre os dias 4 e 9 de setembro, na Suíça.