Antes criticado, halo evita trágico acidente na F-1
No início do GP da Bélgica do último domingo (28), carro de Alonso passou por cima da Sauber de Leclerc, que saiu ileso graças ao halo
Sebastian Vettel venceu o GP da Bélgica de Fórmula 1, no último domingo (26), e diminuiu a distância para Hamilton na briga pelo título. Mas, um acidente logo no início da corrida chamou a atenção de quem acompanhava a prova. Após ser tocado na traseira por Hulkenberg, o carro de Fernando Alonso passou por cima da Sauber pilotada por Leclerc. O monegasco saiu ileso graças a um novo equipamento utilizado nos carros da principal categoria do automobilismo: o halo. Proteção instalada sobre o cockpit para aumentar a segurança dos pilotos.
Em fevereiro deste ano, antes do início da temporada, a Mercedes destacou a importância do equipamento de sete quilos de titânio, e ressaltou que o halo é capaz de aguentar o peso de um ônibus de dois andares de Londres 'sentado' sobre o objeto.
"O halo provavelmente ajudou. Não sei como teria terminado o acidente se o halo não estivesse nos carros da Fórmula 1 nesta temporada, mas, olhando, estou feliz pelo fato de o halo estar lá.", ressaltou Leclerc. Por conta do acidente, o piloto de Monte Carlo teve que abandonar a prova, assim como Alonso e Hulkenberg.
Criticado durante todo o ano passado, principalmente por conta da estética, o acessório ajudou Leclerc a não sofrer um arranhão sequer com o acidente. Em julho de 2017 Niki Lauda reprovou a decisão da Federação Internacional do Automóvel (FIA) em adotar o halo. O tricampeão mundial declarou que o uso do protetor no cockpit seria um passo para trás nos planos de popularização da Fórmula 1.
Dias depois, a FIA respondeu às críticas sobre o equipamento, e informou que vinha buscando soluções para proteger as cabeças dos pilotos desde 2011. Opções como o halo e aerotela eram estudadas. Entretanto, com a necessidade de se tomar uma decisão, a aerotela ainda não passava por todos os testes de impacto, diferentemente do halo. Por conta disso, a entidade reconheceu que, caso os estudos com a aerotela avancem, é possível que ela seja adotada num futuro.
Quem vibrou com a eficácia do halo foi Felipe Massa. Em 2009, o brasileiro sofreu grave acidente ao ser atingido por uma mola que se soltou do carro pilotado por Rubens Barrichello. Na ocasião teve que ficar afastado até o início da temporada seguinte. Ao ver a cena envolvendo o piloto monegasco, Felipe elogiou o equipamento.
"Depois de ver isso, podemos dizer 'o halo é lindo'", escreveu Felipe através de uma rede social, usando a foto que mostra a Sauber de Leclerc danificada. Ele ainda aproveitou para criticar a falta de segurança da Fórmula Indy, outra grande categoria automobilística. “Quando você vê todos os acidentes que acontecem na F1 e na IndyCar nos últimos anos, podemos dizer que F1 está sempre tentando melhorar e a IndyCar não está fazendo muito."
Leia também:
Vettel vence em prova marcada por acidente de Alonso