Estímulo à leitura e educação no concurso Ler Bem

Quinze finalistas, de escolas públicas de várias cidades de Pernambuco participam da última fase da disputa literária, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, no RioMar Shopping

Última fase do Concurso Ler Bem será no dia 3 de outubro - Divulgação

"Já tivemos participantes do concurso que ensinaram os pais a ler, e essa transformação mostra a importância do projeto", afirma José Luiz Torres, presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), enaltecendo o "Ler Bem", concurso social de incentivo à leitura que apresenta nesta quarta-feira (3) sua etapa final.

Responsável pelo projeto, a Aspa, junto com sete educadores, selecionou 15 finalistas, de várias partes do Estado, para disputar as três últimas colocações. A decisão será feita a partir da leitura de trechos do livro "Gente de Estimação", do escritor Pedro Bandeira, às 13h30, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, no RioMar Shopping.

O estímulo a uma competição sadia, de acordo com José Torres, faz com que a leitura vá mudando a rotina das crianças. "O projeto é importante, pois percebemos que o próprio aluno tem vontade de ler, e eles querem disputar a leitura, o que acaba induzindo os outros mais novos a lerem. O brasileiro lê pouco, mas o projeto vem mudando isso", destaca.

Leia também:
Clubes de leitura ampliam horizontes para além dos livros
'Rocketman', filme que retrata início da carreira de Elton John, ganha primeiro trailer; assista
Livro sobre consumo de ativismo é lançado no Recife


Vencedor da última edição, Erick Vinicius, de 11 anos, residente do município de Tabira, Sertão pernambucano, conta que tem o hábito de ler com frequência. “Às vezes, eu estou em casa e pego um livro para ler, me divirto”. Erick tomou conhecimento do concurso na escola, quando a sua professora falou sobre o projeto. “Como os meus pais me incentivam a ler em casa, fiquei empolgado para participar. Fiquei muito feliz quando ganhei, e meus pais, emocionados”, completa.

Pontuação, entonação e ritmo serão os pontos julgados, por sete educadores, na avaliação feita a partir da leitura, em voz alta, dos trechos sorteados do livro. Os 15 finalistas são premiados com brindes e notebooks. Os três vencedores ganham um final de semana no Enotel, em Porto de Galinhas, em novembro.

   Projeto

Criado em 2011, no município de Caruaru, o “Ler Bem” bateu recorde de inscrições este ano, chegando a 118 municípios pernambucanos participando da primeira fase. Os finalistas são de municípios como Salgueiro, Arcoverde, Itapissuma, Jaboatão e Tamandaré. São 300 mil alunos e 3 mil escolas públicas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Concurso Ler Bem.