Dia de São Francisco de Assis: Luisa Mell clama pelo santo quando resgata animais em risco
'Eu sou judia, mas sou apaixonada por São Francisco e toda a sua história de vida e, claro, os seus ensinamentos de amor aos animais', afirma Luísa Mell
Mesmo não sendo católica, Luisa Mell, 40, conta que sempre pede a ajuda de São Francisco de Assis na hora que vai resgatar animais em situação de risco. Nesta quinta (4) é comemorado o dia do santo, protetor dos bichinhos.
"Eu sou judia, mas sou apaixonada por São Francisco e toda a sua história de vida e, claro, os seus ensinamentos de amor aos animais", diz. Há duas semanas, durante a ação de resgate da ursa Marcha, que ficou conhecida na internet como "a ursa mais triste do mundo", Luisa e os outros integrantes da equipe cantaram a oração de São Francisco.
Leia também:
Dia de São Francisco terá bênçãos de animais em Casa Forte
CPRH recebe animais silvestres encontrados em áreas urbanas no Grande Recife
Duas jiboias criadas em cativeiro no Alto José do Pinho são resgatadas pela polícia
Atos pedem fim do consumo de carne de cachorro na Coreia do Sul
Cachorro leva mordida de cobra para salvar a dona
"É um mantra de amor e compaixão. Sempre chamo ele quando saio para resgates. Sinto que ele me acompanha e protege e nos ajudou nesta missão", afirma. Rebatizada como Rowena, a ursa esteve no centro de um debate sobre o aprisionamento de animais. Ela passou anos vivendo no Parque Zoobotânico de Teresina (PI), sob o calor da cidade (que chega aos 40ºC) e alimentando-se com comida de cachorro, segundo órgãos de defesa dos animais e organizações da sociedade civil. Antes já tinha sofrido maus-tratos em um circo.
Depois de uma grande mobilização, ela foi transferida para o Santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP), e vive em um espaço de cerca de 600 metros quadrados, com piscina e caverna.
Missas
Em São Paulo, igrejas dedicadas a São Francisco de Assis realizam nesta quinta (4) missas em vários horários com bênçãos para os animais. A advogada Mariana Marchi, 36, é católica atuante e devota do santo. Todos os anos, ela leva a vira-lata Bisteca para a bênção, que é ofertada aos animais na porta da Paróquia São Francisco de Assis, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
"Todas as vezes que ela esteve mal, porque tem a região gastrointestinal muito sensível, pedi a intercessão de São Francisco e ele sempre concedeu a graça de salvá-la", conta. O casal Rayanne, 30 e Alex Campos, 29, também costumam pedir o auxílio do santo para o shih tzu Lupy.
"Ele é como um membro da nossa família. Acredito que os animais absorvem coisas negativas, por isso, a bênção é importante para protegê-lo", conta Rayanne. A família frequenta a Paróquia de São Francisco de Assis, do Campo Limpo, na Zona Sul da capital.