I-Ching - do antigo Oriente ao velho Ocidente
O I-Ching é muito mais do que um oráculo, ele trata do caminho do homem, inerente ao Universo, que é levado ao estado anterior ao principio: ao Zero, Absoluto ou Vazio
O I-Ching, a Psicologia Analítica e a Biodança colocam luz no desenvolvimento humano de formas diversas e complementares,porem nem sempre são entendidos pela maioria, creio eu que devido à complexidade a linguagem (não comum) utilizada por esses temas. O I-Ching forneceu elementos fundamentais para Jung desenvolver a P.A. e não menos significativo foi a influencia do I-Ching na Biodança, diga-se de passagem, até salvou o criador da Biodança (Rolando Toro) das garras de Pinochet.
Não tenho a intenção aqui de elucidar esses assuntos, pois seria um louco de imaginar que poderia fazê-lo, mas apenas tentar trazer um pouco de curiosidade do leitor a esses assuntos.
O criador da Biodança foi Rolando Toro Araneda, o da Psicologia Analítica (P.A) Carl Gustav Jung e do I-Ching foram vários, mas colocarei Confúcio como representante.
I-Ching - Confúcio
/ \
P.A. - Jung ______ Biodança - Rolando
I- Ching (O Livro da mutações) - Origem
Segundo um dos mitos milenar,existiu um artefato chamado de “Mapa do Rio (He Tu)” que seria um aparelho esférico trazido por um hipopótamo através do Rio Amarelo. Esse aparelho continha desenhos de constelações e vários escritos que, inicialmente, estudados por Fu Xi (5577 a.C.) criou os 8 trigramas e 64 hexagramas. Os estudos desse artefato continuaram por outros sábios até sua destruição num grande incêndio ocorrido na dinastia Xi Jing (265 – 313 d. C.);
5577 a.C. - Fu xi – Criou os 8 trigramas e combinou-os em pares colocando-os uns sobre os outros, formando os 64 hexagramas;
1150a.C- Wen Wang – Criou os versos sobre os hexagramas conhecido como “Julgamentos” (GuaCi);
ChouGon (duque do Chou) – Filho de Wen, criou os versos sobre as “Linhas” (Yao Ci);
551 e 479 a.C- Kong Zi (Confúcio) – Escreveu sete obras num total de dez volumes (conhecido como as dez asas) ampliando os comentários dos hexagramas.
Do que se trata
O I-Ching é muito mais do que um oraculo, ele trata do caminho do homem, inerente ao Universo, que é levado ao estado anterior ao principio: ao Zero, Absoluto ou Vazio. Nesse caminho o homem encontra os quatros princípios básico do I-Ching: Síntese, mudança, permanência, e transformação do Universo.
Síntese
Entre os mundos visíveis e invisíveis no Universo existem duas forças primarias: Yin e Yang. Yin tem poder de concentrar, recolher, é o processo de materialização, simboliza a quietude. Yang tem o poder de expansão, diluição, simboliza o movimento. As energias Yin e Yang se manifestam simultaneamente no Universo. Por exemplo: o Sol irradia energia para todo sistema solar e ao mesmo tempo retém todos os planetas em torno de si, essa irradiação é Yang e a retenção é Yin, assim do centro à periferia é o Yang, da periferia ao centro é o Yin. A importância da teoria Yin-Yang está em mostrar uma visão holística do ser permitindo-nos compreender o Universo como um todo único (Um), sendo que dentro desse (Um) existem inúmeras possibilidades.
Mudança (mutação)
Os movimentos da natureza são constantes e cíclicos. Toda a matéria, sutil ou densa, visível ou invisível, está em constante mutação. Na natureza essa mutabilidade é percebida por seus movimentos: ciclos da lua, ciclos da terra, ciclos do mar, etc. Essa alternância do Yin e do Yang é chamada de mutabilidade. Os movimentos de expansão são Yang e os movimentos de recolhimento são Yin. Na numerologia do I-Ching, os números impares são Yang e o pares Yin, assim na sequencia de 1 a 10 temos as alternâncias das energias Yang-Yin. Essa alternância é feito por ondas. Do 1 (Yang) chega-se ao 2 (Yin) e na sequencia ao 3 (Yang),da mesma forma que do meio-dia chega-se a meia-noite e depois novamente ao meio-dia pelo decorrer do tempo de forma gradativa. Assim na vida, tudo que tiver ascensão terá queda, sendo um processo natural e inevitável como a vida e a morte.
Permanência
Todas as coisas são impermanentes porque estão em constante transformação. Essa transformação acontece dentro de um Vazio Infinito (Permanente). Como analogia, segundo o I-Ching, todos os números derivam-se do Um, e esse Um nasce do Zero. O Tudo é Um, e o Zero é a mãe do Um. O Zero é o Absoluto, o Vazio é a mãe da Onipotência. Antes de tudo, o Zero já existia depois de tudo, o Zero continuará a existir. O Um é a Onipotência, o pai de todas as coisas. Durante a existência de todas as coisas o Zero e o Um coexistem, não se chocam, mas se complementam.
Transformação
A Alquimia Taoista (um dos temas mais profundos) divide-se em duas fases:
1- Realizar o casamento (fusão) do Yang e do Yin (retornar a ser Um - Onipotente)
2- Mergulhar no mar do Absoluto (Zero) diluindo o apego de ser Onipotente (Um).
Nesse estado não se é mais nem Yin nem Yang, é um estado anterior à separação, significa retornar à condição original e integral da existência. É ser Um dentro do Zero. Nesse estado a lei da Alternância (mutação) passa a fazer parte do Ser.
A fusão é simbolizada no I-Ching, pelo Rei Wen, através dos trigramas:
Pai Mãe
Céu Terra
_______ ___ ___
_______ ___ ___
_______ ___ ___
que quando de fundem geram os seis filhos totalizando os oitos trigramas base do I-Ching:
1º Filho 1ª Filha 2º Filho 2ª Filha 3º Filho 3ª Filha
Trovão Vento Água Fogo Montanha Lago
___ ___ _______ ___ ___ _______ _______ ___ ___
___ ___ _______ _______ ___ ___ ___ ___ _______
_______ ___ ___ ___ ___ _______ ___ ___ _______
O Oráculo
A combinação desses 8 trigramas (de 3 linhas) resultaram nos 64 hexagramas (de 6 linhas).
Como exemplo, o hexagrama 2 - O receptivo, é a combinação do trigrama terra com ele mesmo:
___ ___
___ ___ Terra
___ ___
___ ___
___ ___ Terra
___ ___
Cada um dos hexagramas são formados por 6 linhas (Yin/Yang), representa uma situação que sofre mutação com passar do tempo e dos acontecimentos. Em cada situação existe um caminho de ação que lhe seja mais adequada. O caminho correto a ser tomado traz “boa fortuna” e o errado infortúnio.Essa é a grande sabedoria que o oráculo traz, ou seja, ele mostra a ação que é mais aconselhável tomar nas situações da vida que se tem duvidas, porém o I-Ching não trata de fortuna, poder ou fama, mas sim trata do desenvolvimento espiritual (como diria Campbell - o caminho da boa aventurança).
A tradução dos textos dos hexagramas do mandarim clássico para outras línguas são de extrema complexidade visto que se trata de uma linguagem não cartesiana e sim fenomenológica, onde uma palavra tem vários significados dependendo do contexto.
Uma das traduções/interpretações conforme apresenta no quadro abaixo dos hexagramas somente para efeito ilustrativo. Para uma visão mais adequada do oráculo sugiro a leitura do livro: I-Ching - O livro das mutações, Richard Wilhelm, da editora Pensamento.
SIGNIFICADO
HEXAGRAMA
SIGNIFICADO
1 - O Principio criador
Indica o início de tudo e significa harmonia e paz, assim como força e poder. Encontre seu lugar apropriado e tudo fluirá ao seu redor.
33 - Retirada
Avalie suas ações e as consequências de cada passo que realizar. Vá lentamente e observando o efeito de cada ato.
2 - O Princípio receptivo
Representa características suaves e gentis, e sua natureza calma e pacífica é simbolizada por uma égua. Significa crescimento sadio e vitalidade.
34 - A Grande força
Momento positivo em que as dúvidas e preocupações ficarão em segundo plano. Execute os planos que você vem considerando, após avaliação. Evite ofender os outros.
3 – O começo / Dificuldade inicial
Pensamento e planejamento cuidadoso antes de iniciar um novo empreendimento sempre é auspicioso. Período confuso. Importante buscar conselho. A oportunidade de sucesso e a persistência irão vencer no final.
35 - O Progresso
A prosperidade é muito forte neste ambiente. Usar e saber compartilhar com sabedoria é progredir em todas as dimensões.
4 - A Inexperiência juvenil
Ter paciência e força interior necessária para evitar apressar a situação e se envolver na excitação do momento. A situação se acalmará e tudo se torna claro.
36 - Obscurecimento da luz
As coisas podem estar confusas. Busque se organizar para tomar decisões. Confie em sua intuição.
5 - A Espera
As necessidades físicas e emocionais são dependentes entre si. O equilibro entre o trabalho e o divertimento é importante. As dificuldades que surgem podem ser avaliadas e capazes de solução com paciência e respeito a todos.
37 - A Família
Há uma preocupação com a estética do ambiente da casa. Importante englobar todos os moradores para atingir o objetivo em comum, considerar e respeitar a opinião de todos moradores do ambiente familiar.
6 - A Disputa
O esforço para o sucesso e a realização das metas exige sabedoria e bom julgamento. Não desista facilmente. Tenha cautela e estudo os seus projetos para concretizá-los.
38 - Divergência
Aparentemente hexagramas opostos, mas podem unir para objetivos comuns cada um na sua atividade e o uso dos dons. A parceria existe, fluindo aventuras e mesmo com as incertezas gera harmonia se desenvolver o respeito.
7 - O Exército
Energia de poder e responsabilidades são atribuídas a você por ter capacidade, para o seu bem e para o coletivo ao seu redor. Tende a ser um bom líder e é capaz de atingir aos outros com respeito e entusiasmo. Saberá cooperar e se expressar sempre quando quiser.
39 - Obstrução
Avalie o ambiente ao redor cuidadosamente. Observe as oportunidades e as aproveite. Ouça sua intuição e o conselho de outros quando precisa.
8 - A União
Aprender a trabalhar em grupo é a essência para o êxito. Os problemas devem ser removidos rápidos e as dúvidas excluídas assim que surgirem para manter todos coesos.
40 - Liberação
Possibilidade de libertação de uma situação difícil. Siga seus pressentimentos e se possível, ouça a opinião de pessoas mais experientes.
9 - Pequeno acúmulo
Mantenha a meta que pretende e olhe para frente, sempre. Acumule sua energia e vá seguindo os projetos da sua vida sem fazer expectativas.
41 - Diminuição
Seus esforços serão retribuídos. Mudança de sorte está a caminho. Para estar seguro é melhor controlar seu gasto para financiar projetos pessoais especiais.
10 – Caminhar
É o alicerce. Indicação de uma sociedade justa e organizada. A ênfase é a eficiência, honestidade e a habilidade de julgar as próprias limitações. Evite a ganância.
42 - O Aumento
Sem necessidade de impor suas ideias, pois as possibilidades fluem no seu caminho. As mudanças ocorrem, assim como o progresso.
11 - Paz e prosperidade
A relação harmoniosa com o ambiente e com as pessoas ao redor. Existe equilíbrio entre força e meditação, paciência e determinação, gerando confiança e contentamento.
43 - A Determinação
Honestidade para com você e para com os outros é a melhor política no momento. É tempo de aproveitar seu próprio potencial e as oportunidades que podem surgir.
12 - Obstáculo
Força de vontade e paciência deve ser sua tônica diária para a realização de seus objetivos, pois a energia ao seu redor parece uma areia espalhada. Aprender a centrar sua energia, estudando cada passo a ser dado é o caminho para o êxito.
44 - O Encontro
Evite se envaidecer com o que vê e vive ao seu redor. Cautela e paciência para fazer as mudanças necessárias ao seu redor.
13 – Comunidade (união)
O bom senso, respeito e tolerância devem prevalecer. A autoridade que flui neste ambiente deve ser ouvida para liderar o grupo existente. A decisão final deve se estabelecer com confiança e em acordo com o desejo de todos.
45 - Reunião
Avalie o seu ambiente cuidadosamente e se dê tempo para refletir. Evite a ganância e tente seguir planos que sejam apropriados para o seu ambiente.
14 - Grande conquista
Força e coragem, assim como a busca da qualidade produtiva e poderosa são as pilastras deste hexagrama. Se obstáculos surgir, tenha paciência por que haverá todo o suporte necessário para resolução.
46 - Crescimento
Sementes que brotam e florescem. Aproveite as oportunidades, pois o período de prosperidade e crescimento não dura para sempre. Aja com cautela para permanecer bons termos com aqueles que estão ao seu redor.
15 - Modéstia
Tenha respeito e consideração pelos outros, especialmente se estiver em uma posição de autoridade. Aceite com humildade os elogios.
47 - Esgotamento
Ser paciente, avaliar o ambiente e descobrir o que é realmente apropriado. Controle e evite os gastos excessivos.
16 - O Entusiasmo
Desenvolva o respeito aos mais velhos e/ou as autoridades. Dessa forma, pode ter o apoio mais que anteriormente planejado. Cooperação e entusiasmo compartilhado são essenciais para um projeto progredir.
48 - O Poço
Respeitar a natureza e todo o seu meio ambiente é o passo para entrar em sintonia com seu eu interior e entender o ritmo da vida. Ao harmonizar o seu ambiente com a natureza, a fluidez será rumo normal e natural.
17 - Seguir
Acontecimentos ocorrem. O momento é pedir e seguir a orientação de outros. É um momento de mudança, quando o velho é substituído pelo novo.
49 - A Revolução
As mudanças podem desapontar porquê dependem de um bom momento e de uma avaliação perfeita das necessidades. Pode ser o momento de trocar o velho pelo novo, mas precisa ter certeza de que o momento e o lugar estão absolutamente corretos.
18 - Trabalho que se corrompeu
Possui uma natureza rebelde e significa um período de desordem, mas há também a possibilidade de esperança. É melhor começar de novo e alguém com bom senso oferecerá suporte.
50 - O Caldeirão
Potencial para desenvolver os dons com êxito. Planejar com cuidado e desenvolver novos projetos, terá sucesso e apoio de pessoas capacitadas para as atividades propostas.
19 - A Aproximação
Simboliza a terra tornando-se fértil com a água do lago. É o momento de alguém com experiência e educação passar adiante o encorajamento e conselho; e de outrem, com menos experiência, escutar.
51 - O Trovão
Determinação e força atingiram seu pico. Parece que nada pode ficar em seu caminho. Mudança súbita e inesperada é favorável. Fique alerta e aproveite o potencial deste hexagrama.
20 - A Contemplação
Pense cuidadosamente antes de agir, é importante que esteja no estado de espírito certo antes de tomar uma decisão. Se for fazer qualquer mudança, leve em consideração o meio ambiente natural: trabalhe com ele e, não contra ele.
52 - A Quietude
Mantenha a confiança e determinação em sua vida. Desenvolva foco nos seus objetivos e evite dispersar sua energia e potencial por situações irrelevantes. Siga sua intuição e ouça os conselhos com cautela.
21 - Morder
Existe um aviso neste hexagrama contra os perigos do excesso, seja em comida, mobília ou entretenimento. O desejo de possuir tudo quanto e quando você quer provavelmente levará ao infortúnio; você precisa exercitar o controle para atingir o sucesso.
53 - Progresso gradual
A experiência deve ser respeitada e analisada para ser apreendida e aplicada no momento certo. Se não tem experiência, busque conselho e aprender com alguém mais experiente. Ouça a intuição e siga os passos com paciência.
22 - O Ornamento (embelezar)
A valorizar e apreciar a cultura dá brilho às nossas vidas. Mas evite tornar ostentoso ou extravagante e de falhar em ver a beleza nas cores ou nos desenhos mais simples.
54 - O Casamento da jovem
As tensões e os conflitos devem ser apartados. A autoridade deve surgir e colocar ordem. Tentar corrigir os erros quando ocorrem é agir com sabedoria, para evitar problemas futuros.
23 - A Desintegração
Trabalhe com aquilo e aqueles que você conhece e confia. Confronte as dificuldades adiante com paciência. Evite a ganância. Observe e aja com cautela para o êxito.
55 – Abundância (plenitude)
O mundo é cíclico e as mudanças constantes. As oportunidades surgem. Obstáculos se afastam.
24 - O Retorno
Período de crescimento após período de desordem e desintegração. É um hexagrama positivo e repleto de possibilidades. Novo começo e ajuda surge, mas sem pressa. Tudo tem um ritmo que segue o seu rumo normal.
56 - O Viajante
Adaptação as mudanças e a novos ambientes com equilíbrio. Seja discreto, observador, gentil e respeitoso com todos ao redor.
25 - A Integridade (sem falsidade)
O curso estabelecido segue. Analisar com cautela as ações ousadas. Busque aceitar a situação ao seu redor e planeje com cautela os próximos passos.
57 - A Suavidade
A experiência é importante. Se você não a tem, busque conselho de alguém que o tem. Não creia que seus esboços e planos são os certos. A aprendizagem pode durar muitos anos.
26 - O Grande acumulo
Momento de fazer uso de coisas que ainda não foram usadas ou que foram guardadas para o futuro. Os outros devem compartilhar o que você adquiriu.
58 - Alegria
Mantenha o respeito por si e por terceiros, assim como, aceitando e aproveitando o que lhe é dado e que fica a sua disposição.
27 - A Nutrição
O alimento é importante à sobrevivência, mas também precisamos ser nutridos por boa intenção ou ação. Evite o excesso de indulgência e extravagância; não force demais nem você ou os outros. Foque o equilíbrio.
59 - Desapego
Mudança inesperada gera oportunidade e aprendizagem. Fique aberto para as transformações ao seu redor. Desenvolva a tolerância e a capacidade de adaptação com paciência e gentileza.
28 - O Excesso
Existem mudanças pela frente, mas poderão vir num momento em que seus recursos já tiverem ultrapassado seus limites. Não desperdice suas energias em projetos inapropriados. Concentre-se no trabalho que provavelmente trará frutos.
60 - A Limitação
Manter o equilíbrio e o controle de tudo ao nosso redor pode ser auspicioso, se evitar a centralização. Mas sim manter a reserva de recursos para situações vindouras. Evite a frivolidade.
29 - O Abismo
Evite a ganância. Utilize os instrumentos que tem em mãos e se apóie nas pessoas que você confia e confronte as dificuldades adiante com paciência.
61 - Sinceridade
Deve encontrar o equilíbrio entre as necessidades emocionais e as exigências do dia a dia. Tenha confiança em você e naquilo que você faz.
30 - O Luminoso
Planejar com cautela, pois suas ações são observadas mais do que imagina com a força do sol sob o ambiente e em todos os que nele se encontram nesta fase.
62 - Pequeno excesso
Existe um ar confuso, mas as dificuldades podem ser superadas e os erros corrigidos. Tudo é uma experiência e aprendizagem. Prossiga com moderação.
31 - Atração (comunhão)
As oportunidades vêm, mas seja determinado e flexível para agir. Fale, mas também, ouça. Evite a impulsividade.
63 - Após a conclusão
É possível encontrar um modo satisfatório de trabalhar e ser bem sucedido, mas não descanse, pois nada está finalizado. Indica mudança. Um novo desafio pode estar à sua frente.
32 - Perseverança
Reflita sobre suas necessidades e sua relação com o meio ambiente a seu redor e assim, provavelmente não cometerá erros. Aproxime-se de qualquer mudança gradualmente e não espere sucesso imediato.
64 - Antes da conclusão
Uma mudança está a caminho e que adiante será necessário um esforço para alcançar o que você quer. Cautela! Não imponha seus planos a ninguém e nem avance. Cooperação e paciência são a chave para o sucesso, mas não suponha que tudo irá se realizar como você planejou.
“No ocidente, esta forma de pensamento esteve ausente da filosofia desde a época de Heráclito, reaparecendo somente como eco distante em Leibniz... É aqui que o I-Ching desperta em nós uma necessidade de desenvolvimento.”Jung (1875-1961)
A elaboração desse diminuto texto está pautada em anos de estudos/cursos/pesquisas nas áreas citadas.
Não tenho a origem de todas as fontes, pois muitas são apontamentos de cursos e palestras. Seguem algumas referencias importantes.
WILHELM, Richard. I Ching O Livro das Mutações. São Paulo: Pensamento, 1995
CHERNG, Wu Jyh. Iniciação ao Taoismo. Rio de Janeiro: Mauad, 2006
Apostila do Curso I Ching – O tratado das Mutações – Formação Clássica – Sociedade Taoista de São Paulo.
JUNG, C.G. WILHELM R. O Segredo da Flor de Ouro – Um Livro de vida Chinês. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2001.
JUNG, C.G. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2000.
JUNG, C.G. Tipos Psicológicos. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
JUNG, C.G. Símbolos da Transformação. Rio de Janeiro: Vozes, 1989.
TORO, Rolando. Biodanza. São Paulo: Olavobras, 2002
TORO,_______. La InteligenciabAfectiva – La unidade de la mente com el universo. Chile: Cuartopropio, 2012.
João CarlosParetti – Facilitador Didata em Biodança, Consultor de I-Ching, Terapeuta Junguiano - Contato: (81) 99828.2249 Tim e WhatsApp - E-mail: jcparetti@hotmail.com.
Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp – E-mail: holisticarec@gmail.com. Instagram: @mariomar_teixeira
Perfil
Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.