Luana Piovani estrela peça sobre relações familiares
Espetáculo 'Ele ainda está aqui' mostra o encontro entre três irmãos que não se conheciam, após a morte do pai
Longe da TV desde 2014, a atriz Luana Piovani segue ativa no teatro, viajando pelo Brasil com o seu mais recente espetáculo. Acompanhada dos atores Thelmo Fernandes e Omar Menezes, ela desembarca no Recife com a peça "Ele ainda está aqui", cujas apresentações ocorrem hoje e amanhã, às 21h, no Teatro RioMar.
Com texto e direção de Silvio Guindane, a montagem tem como fio condutor o encontro entre três irmãos nascidos em diferentes países. Bárbara (Luana) é brasileira, Miguel (Thelmo) é português e Francisco (Omar) é angolano. Criados por suas respectivas mães, eles só se conhecem após a morte do pai em comum: um rico empresário, que sempre foi ausente em suas vidas.
Sem muitas lembranças deste homem, os três encontram-se para discutirem a divisão da herança. No entanto, ao longo do jantar, fica claro que o que está em jogo é mais do que o dinheiro.
"Todo tipo de reflexão é válido, seja sobre família, preconceito, generosidade. Acho que a gente tem muito pouco o hábito de refletir sobre as coisas, que é muito importante", afirma Luana. Misturando drama e comédia, o espetáculo explora os afetos não vividos de seus personagens para falar sobre sentimentos que permeiam qualquer relação familiar.
Leia também:
Cena CumpliCidades ocupa teatros e universidade com programação cultural
Festival de Circo do Brasil abraça a diversidade em sua 14ª edição
Pedro Scooby cita Luana Piovani como exemplo no Dia da Mulher
Outra questão que surge na trama é a dificuldade de comunicação que pode ocorrer dentro de uma mesma língua. A conversa entre os irmãos revela como o português assume formas diferentes de um país para o outro. "Isso é tratado de uma maneira normal na peça. Pedimos que o jeito de falar do Thelmo - que é brasileiro, mas interpreta um português - não fique tão carregado. Já o Omar, como é angolano, tem o sotaque natural dele. Acho que isso só contribui com a história", defende a atriz.
Nesta temporada, a montagem passa ainda pelas cidades de Brasília, Curitiba, Goiânia e Campinas. Em seguida, seguirá para Portugal, onde será encenada nas cidades de Lisboa e Porto. No primeiro semestre de 2019, já tem sua turnê confirmada em países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo verde, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe).
Serviço
Peça "Ele ainda está aqui"
Sexta-feira (26) e sábado (27), às 21h
Teatro RioMar (av. República do Líbano, 251, 4º piso - RioMar Shopping)
De R$ 40 (balcão/meia-entrada) a R$ 120 (plateia baixa/inteira)
Informações: www.teatroriomarrecife.com.br