Três ararajubas são enviadas para projeto de conservação
Ave ameaçada de extinção visa reproduzir e reintroduzir espécie em seu ambiente natural
Três indivíduos jovens de ararajuba, espécie de ave endêmica do norte brasileiro e ameaçada de extinção, saíram do Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, nesta segunda-feira (12), com destino ao criadouro científico da Fundação Lymington, no interior de São Paulo. A intenção é que as aves participem de um projeto de conservação, do qual a fundação é parceira, que visa reproduzir e reintroduzir a espécie em seu ambiente natural.
Trata-se do Programa de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas (Guaruba guarouba) em Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) e pela Fundação Lymington.
Leia também:
Sertão de Pernambuco abriga projeto para sobrevivência dos papagaios-verdadeiros; veja fotos
Cipoma resgate 42 aves silvestres no bairro de Jardim São Paulo
No criadouro da fundação, as ararajubas irão compor o plantel de aves reprodutoras, para que novos indivíduos possam ser encaminhados ao Ideflor-Bio para serem reintroduzidos. O Parque de Dois Irmãos também comemora o nascimento de mais dois filhotes da espécie, que em breve também poderão ser encaminhados ao projeto de conservação. A iniciativa já tem resultados de sucesso, como o nascimento de filhotes a partir de aves reintroduzidas no estado do Pará, onde a espécie estava extinta há mais de 60 anos.