Festival Virtuosi apresenta concertos musicais no Recife e em Olinda
Com o tema ‘Brahms & amigos’, o Festival Internacional de Música de Pernambuco realiza sua 21ª edição, entre os dias 2 e 9 de dezembro
“Nesses 21 anos que estamos trabalhando eu sinto que houve uma contribuição muito grande no sentido não somente de estimular as pessoas, mas também para incentivar a criação de outros festivais pelo Nordeste, de fazer uma música de qualidade.” Com um repertório que transita entre peças clássicas e contemporâneas, Ana Lúcia Altino, diretora e idealizadora do evento, enfatiza a importância do festival por onde passa.
Em sua 21º edição, o Festival Internacional de Música de Pernambuco – Virtuosi, ocorre entre os dias 2 e 9 de dezembro, e tem um espaço especial dedicado à ação social, com participação das Orquestras Instituto Grupo Pão de Açúcar (SP) e Criança Cidadã.
O evento, que tem como tema ‘Brahms & Amigos’, uma homenagem ao compositor alemão Johannes Brahms, considerado um dos maiores nomes da história da música, explora a relação entre Brahms e outros compositores que fazem parte da programação, como Bach, Beethoven, Schumann e Dvorak. Além de concertos, a programação conta com apresentações solo, de quartetos, palestras e bate-papos, assim como atividades para as crianças, em polos distribuídos por Recife e Olinda.
Abre o festival neste domingo, e se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, a Orquestra de Mulheres do Instituto Grupo Pão de Açúcar (SP), sob a regência de Renata Jaffé, na Igreja da Sé (Olinda), às 17h. O repertório transita entre compositores internacionais e brasileiros, entre clássicos, contemporâneos e populares, como Villa-Lobos, Toquinho, Chico Buarque, entre outros.
Já na terça-feira (4) e quarta-feira (5), o Virtuosi apresenta uma roda de conversa com o tema “Aprendendo a ouvir música clássica”, com o compositor Marcílio Onofre. Será das 10h às 12h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, com inscrições gratuitas através do site do evento.
A partir da quarta-feira (5), o Festival se instala no Teatro de Santa Isabel e realiza uma série de concertos que começam às 20h, quando serão apresentados os quartetos para piano, de Schumann, e o quarteto Op.60, de Brahms, pelo Quarteto Metamorfosis, da UFBA, formado pelos professores Alexandre Casado (violino), Laura Jordão (viola), Suzana Kato (cello) e Beatriz Alessio (piano).
Leia também:
Porto de Galinhas recebe festival de jazz
Festival do Choro João Pernambuco ocupa a Torre Malakoff
Festival VOX: debates e música em 30 polos do Recife
Com a presença do compositor português Fernando Lapa, autor da música do Auto das Barcas de Gil Vicente, será realizada uma palestra sobre “Música e Literatura em Portugal”, na quinta-feira (6), às 17h, no Gabinete Português de Leitura. No mesmo dia é apresentado três Sonatas de Johannes Brahms, e também vindo de Portugal, o artísta Toy Ensemble apresenta, na sexta-feira (7), um espetáculo que compreende os Autos das Barcas do Inferno e do Purgatório, com participação de atores e músicos.
A programação conta também com dois dos mais importantes quintetos para piano e cordas, Schumann & Dvorak, no sábado (8), às 18h. No mesmo dia a Orquestra Virtuosi se apresenta sob a direção do Maestro Rafael Garcia com vários solistas. A primeira obra da noite será a Sinfonia Concertante de Mozart, que terá como solistas o violinista Winston Ramalho, um dos mais destacados violinistas brasileiros de sua geração, e violista Rafael Altino.
Em seguida, o jovem violinista Guido Sant’Anna, finalista do Concurso Menuhin, realizado em Genebra, será o solista com a obra Introdução e Rondó Caprichoso, de Saint-Saëns. Leonardo Altino também se apresenta como solista, com o Concerto de Schumann para cello e orquestra de cordas.
“Toda edição temos muita gente boa no concerto, mas há o violinista Guido Sant’Anna, que é novo e foi um dos seis finalistas do Menuhin, um concurso em Genebra. Ele foi o único latino-americano a ser selecionado, e quando eu vi, pensei que tínhamos que dar espaço”, diz Ana Lúcia Altino.
Para os pequenos haverá o Virtuosinho, com uma agenda especial de atividades no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), domingo (9), a partir das 10h. Na programação, contação de histórias com o grupo O Tapete Voador, brincadeiras musicais para bebês e apresentação da Orquestra Criança Cidadã. O Festival oferece, pela primeira vez, oficinas de brincadeiras musicais para crianças com deficiências, com intérprete de libras.
O Virtuosi se despede do público no domingo (09), com recital do pianista Victor Asuncion, que encerrará sua participação com obras de Maurice Ravel e Claude Debussy. No encerramento do concerto, haverá uma homenagem aos 100 anos do compositor Leonard Bernstein apresentando o Trio para violino, cello e piano, a suíte West Side Story e o célebre Mambo, também de West Side Story.
Orquestra do Instituto GPA
A Orquestra é um dos programas socioculturais do Instituto GPA, braço social do Grupo Pão de Açúcar, e tem como objetivo fortalecer o aprendizado musical como ferramenta de transformação e desenvolvimento social. Por meio do Método Jaffé, criado pelo violinista e professor Alberto Jaffé, trabalha o ensino de violino, viola, violoncelo e contrabaixo de forma conjunta. Em 2017, o Programa de Música do Instituto GPA beneficiou aproximadamente 500 jovens.
21º Vituosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco by Folha de Pernambuco on Scribd