Elétrico, caminhão e-Delivery entra em operação no Brasil em 2020; veja vídeo
Caminhão é fruto da parceria entre a Volkswagen e a Cervejaria Ambev
A onda de eletrificação não vai ficar apenas nos carros de passeio. A partir de 2020, um caminhão elétrico também estará rodando pelas ruas brasileiras. Será o e-Delivery 13 toneladas - veículo que está sendo desenvolvido no Brasil através de uma parceria entre a Volkswagen e a Cervejaria Ambev, para garantir um transporte de cargas sustentável pelo País.
Considerado o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO², NOX e micro particulados, o e-Delivery tem autonomia média de 200 km e leva três horas para ser inteiramente recarregado, podendo também completar 30% da carga da bateria em apenas 15 minutos. Por isso, é voltado às distribuições urbanas, que, segundo a Ambev, têm um trajeto médio de 48 km/dia. Para transportar o máximo de carga nesse trajeto, porém, o caminhão foi concebido na configuração 6x2 com um eixo simples, o que lhe permite carregar até 8,5 mil toneladas de carga.
“O e-Delivery usa dois pneus a menos. Por isso, diminui o arraste dos pneus e tem melhor manobrabilidade. O caminhão também não faz barulho e não trepida, já que não tem queima de combustível fóssil. E, como é voltado à distribuição urbana, tem uma suspensão pneumática, que baixa de nível para melhorar o acesso à carga”, contou o diretor de suprimentos e sustentabilidade da Ambev, Guilherme Gaia, comentando que tudo isso reduz o cansaço do motorista.
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O condutor ainda poderá usufruir de um motor 100% elétrico que entrega até 180kW de potência e zera as emissões do veículo. Por falar em emissões, o e-Delivery também conta com sistemas inteligentes que ajustam o consumo de energia ao volume de carga e recuperam até 40% da energia da frenagem. E, na Ambev, deve ser recarregado por fontes energéticas limpas como a solar e a eólica. “Colocamos uma placa de captação solar no centro de distribuição que testou o modelo e estamos avaliando a fonte de energia que será usada na operação comercial”, contou Gaia.
Por isso, só nos 30 dias em que o e-Delivery foi testado em São Paulo, a Ambev registrou uma redução de 0,7 toneladas na emissão de CO² e uma economia de 200 litros de diesel, em troca de um gasto energético de 950 kWh. São resultados que, para a cervejaria, mostram como o caminhão será importante para as metas de sustentabilidade da companhia. A ideia é que a solução evite a emissão de 30,4 mil toneladas de carbono por ano só na distribuição brasileira de bebidas, pois o plano da Ambev é trocar 35% da sua frota pelo e-Delivery até 2023. Serão 1,6 mil caminhões elétricos, dos quais 24 devem operar em Pernambuco.
Os primeiros modelos elétricos devem chegar às ruas brasileiras no segundo semestre de 2020. É que, após rodar com um protótipo do e-Delivery por mais de 900 km fazendo entregas por São Paulo, a VW e a Ambev concluíram os testes do caminhão. Agora é só ajustar o Custo Total de Propriedade (TCO) e preparar a linha de montagem para dar início à produção comercial, que deve ocorrer na fábrica da Volkswagen de Resende (RJ). E, se tudo der certo, a parceria das empresas pode se estender para promover a eletrificação de caminhões ainda maiores, como os de 17 e 24 toneladas.