Em defesa dos ritmos nordestinos

Cantor e compositor César Amaral lança o DVD “Floração”, com show nesta quarta-feira, na Sala de Reboco, no Cordeiro. Ele se inspira em suas raízes em Sertânia

Nova mesa diretora da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata - Divulgação / São Lourenço da Mata

 

Vem do Sertão do Moxotó pernambucano, mais precisamente de Sertânia, mais uma voz para enaltecer os ritmos nordestinos: é a voz do cantor e compositor César Amaral. Oriundo de uma família de músicos, o cantor estará lançando seu primeiro DVD, sob o título “Floração”, nesta quarta-feira, na Sala de Reboco, no Cordeiro, a partir das 23h.

Nesta festa de lançamento, César vai estar acompanhado de sua banda e também contará com a participação de Cristina Amaral, Ed Carlos, Roberto Cruz e Luizinho de Serra.
O cantor e compositor César Amaral é um dos 13 irmãos da também cantora Cristina Amaral e já está na estrada musical há bastante tempo.

Segundo ele, “já são 11 anos de carreira solo, seis CDs e agora lançando o DVD, que foi gravado em novembro de 2014, no teatro do IMIP”. A gravação do DVD teve sua renda revertida em prol do Instituto de Oncologia Infantil do IMIP, que ainda está sendo construído.
A origem sertaneja do artista influenciou muito na construção do repertório. Não faltam os mais genuínos ritmos da música nordestina, como o forró, xote, xaxado, baião e o coco. As gravações são, geralmente, entremeadas com aboios e cânticos, uma característica marcante dos poetas de feiras populares e dos repentistas.
A trajetória desse cantor e compositor já foi marcada por várias conquistas no cenário musical. Entre elas está o primeiro lugar no maior festival de música da Paraíba, o Forró Fest de 2005, com a música ‘Mulher de Inverna’ (Antônio Amaral e César Amaral). Já em 2012, o álbum “Arranchado” foi pré-selecionado para o prêmio da Música Nacional. “Tudo isso foi conseguido com muita luta.

O músico nordestino precisa ser muito persistente para viver de sua arte. Exceto os baianos, que sabem valorizar sua música como ninguém, os demais sofrem muito até emplacar um trabalho. É preciso que as rádios pernambucanas, como também as nordestinas, abram espaço para o trabalho dos compositores da terra”, registra Amaral.

Lançamento
Ao todo são 20 músicas do mais puro som nordestino. Para quem curte aqueles forrós dos bons, é um DVD com canções para ouvir e dançar. Com uma voz afinadíssima, César Amaral apresenta uma seleção pra lá de personalizada. Com produção e direção musical de Luisinho Sanfoneiro, que também faz parte da banda, “Floração” foi gravado pela ZRG Produções e tem tiragem inicial de 2 mil unidades.
César Amaral também presenteou os fãs com a participação de vários cantores e compositores. Em “Paleio”, ele faz dueto com a irmã Cristina Amaral. Em “No Sangue e no suor” e “Velho arvoredo”, César está acompanhado, respectivamente, dos poetas Petrúcio Amorim e Maciel Melo. Também estão presentes no DVD, Santana O Cantador, Sandra Belê, o grupo Em Canto e Poesia, Bia Marinho, Chico Arruda e Jurandy da Feira.

São vozes marcantes e que se completam para deleite do ouvinte. Das vinte canções apenas uma é inédita, “Nó”, que tem música e letra de César Amaral, e mostra que o compositor bebeu na fonte dos principais poetas nordestinos. As demais são regravações e outras foram pinçadas nos seus seis CDs.

O cantor estava acompanhado de sua banda que tem a seguinte formação: Duda Gouveia (bateria), Vitamina (percussão), Fofão (baixo), Guilherme Eira (guitarra e viola de 12), Valdemir Silva (flauta e sax), Neném (zabumba e vocal), Luizinho Sanfoneiro (sanfona), Gal Menezes e Lyzia Rocha (vocais).